A máquina custou R$ 59 mil e poderá realizar até 400 procedimentos por mês.

Preocupado com a saúde pública de qualidade, o deputado Aldo Demarchi vistou nesta sexta-feira (9) pela manhã o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro (SP).

Ele foi recebido pelo diretor da unidade, Glaucos Ricardo Paraluppi, que anunciou para março o início das atividades do serviço de fototerapia – técnica utilizada no tratamento de enfermidades da pele.

A máquina custou R$ 59 mil e poderá realizar até 400 procedimentos por mês. “É uma notícia muito importante para todos que desejam melhoria da aparência e a solução de problemas de pele”, disse Demarchi.

Tanto o SUS quanto a maioria das clínicas da região não oferecem a fototerapia, pois não possuem o equipamento. Segundo Glaucos, a máquina emite luzes UVA/UVB que produzem efeito termoterápico controlado, o que é indicado para combater enfermidades como psoríase e vitiligo.

O deputado também quis saber quantos exames de mamografia o AME realizou no ano passado em Rio Claro (SP) e nos demais municípios atendidos na região. O diretor informou que foram 2955 aqui e 6727 nas outras cidades. “São números expressivos e mostram a nossa preocupação com a saúde da mulher e dos cidadãos em geral. No AME, que é administrado por uma fundação da Unicamp, temos uma gestão responsável e competente”, acentuou Demarchi.

Ainda em relação à prevenção do câncer no seio, o deputado recordou a ação que fez em 2014 perante o governo do Estado em 2014 para que a carreta da mamografia fosse montada em Rio Claro (SP).

Naquela época, o alvo era reduzir a grande demanda por esse tipo de exame, principalmente na faixa etária dos 50 aos 69 anos. “Nos mobilizamos com a comunidade para vencer um desafio que a todos preocupava muito”, lembrou Demarchi. “Hoje, felizmente, temos em nosso entorno excelentes serviço na saúde, seja nas Unidades do AME em Piracicaba, Rio Claro, Limeira e Santa Bárbara ou nos hospitais regionais de Sumaré e Piracicaba”, afirmou o deputado.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here