Ação gratuita ocorre das 9h às 17h, no Posto 7, próximo ao km 163+700 da SP-330.

A concessionária Arteris Intervias realiza a campanha “Saúde na Boleia” nesta quarta (11) e quinta-feira (12) em Araras (SP). A ação com foco nos caminhoneiros ocorre das 9h às 17h, no Posto 7, próximo ao km 163+700 da Rodovia Anhanguera (SP-330).

Serão realizados gratuitamente exames básicos de saúde como: aferição de pressão arterial, glicemia, triglicérides, colesterol e avaliação de IMC (Índice de Massa Corpórea), além de orientações médicas aos motoristas sobre cuidados com a alimentação e o sono.

Durante o evento, também haverá vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, rubéola e caxumba (SRC) e difteria e tétano.

Campanha

Caminhoneiros podem realizar diversos exames gratuitos em Araras (Foto: Arteris Intervias/Divulgação)

Caminhoneiros podem realizar diversos exames gratuitos em Araras (Foto: Arteris Intervias/Divulgação)

O principal objetivo da ação é identificar os fatores de risco que podem favorecer a ocorrência de acidentes de trânsito, estimular a mudança de hábitos e atitudes dos caminhoneiros e, dessa forma, reduzir o número de acidentes fatais nas rodovias.

Pesquisa realizada pela Arteris, entre janeiro e dezembro de 2017, com 3.522 caminhoneiros, que passaram pelos trechos sob concessão do grupo, aponta que a rotina de longas viagens, a alimentação desregrada, a falta de atividade física e as poucas horas de sono provocam uma série de problemas de saúde aos caminhoneiros.

Dentre os entrevistados, 30% estão obesos; 35% apresentam colesterol alto e 37% possuem glicemia alta; além disso, 25% enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito e 51% dormem na própria boleia do caminhão.

O levantamento também aponta que 33% ficam fora de casa cerca de 20 dias em um único mês e, para driblar o cansaço da profissão, 19% deles utilizam anfetaminas.

Veja mais dados da pesquisa

  • 3% ficam hospedados em hotéis na rotina de trabalho
  • 19% usam anfetamina
  • 7% estão na faixa mais alta na Escala de Sonolência de Epworth, que indica um risco 70% maior de sofrer acidente automobilístico
  • 31% estão sobrepeso
  • 7% sofrem com hipertensão
  • 35% possuem triglicérides alta

Os acidentes de trabalho também fazem parte da rotina dos caminhoneiros. O levantamento também apontou que 23% dos entrevistados já sofreram algum tipo de acidentes nas estradas.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here