Apaixonado por prédios antigos e por estações de trem, Antônio Carlos Coutinho cita a Basílica Nossa Senhora do Patrocínio como um dos projetos ousados que pretende concretizar

 O encarregado de um supermercado da cidade de Araras/SP descobriu no papelão a arte de fazer maquetes. Já são mais de 18 criações, incluindo prédios históricos da cidade.

Caravela foi a primeira obra do artista

O artista de mão cheia Antônio Carlos Coutinho, 59, nascido em Quintana/SP, reside em Araras há 42 anos, dos quais quatro são dedicados também a um hobby, cuja inspiração encontra na tranquilidade de sua casa aos finais de semana,. No manuseio de estilete, régua, caneta e papelão monta construções de estilos variados e que contam um pouco da história da cidade.

Residência inspirada em castelo medieval (atrás)

Sua filha, a professora Mônica Coutinho, 31, precisou de uma maquete, e foi assim que ele percebeu que tinha dom para desenvolver esta arte. “Minha filha é professora de história e elaborou um trabalho que contava um pouco sobre Cristóvão Colombo. Foi a partir deste momento que tive a ideia de fazer uma caravela. E para minha surpresa foi o maior sucesso. Então continuei fazendo apenas estações de trem”, revela. De lá para cá as peças vêm chamando a atenção de pessoas de todas as idades.

Casa da Cultura “Emílio Silvestre Wolff” (atrás)

Detalhista, Coutinho usa fotos como referência para obter medidas exatas de cada obra. Foi dessa maneira que fez, por exemplo, a réplica do famoso ‘castelo’ da cidade de Araras. “O castelo para ficar pronto demorou dois meses”, comenta.

Estação de Trem Remanso

Projetos considerados ousados estão em fase de estudo para o artista começar a desenvolvê-los. “Adoro coisas antigas, principalmente relacionadas a estações de trens. Pretendo fazer as escolas Zurita e Justiniano, prédios antigos da cidade. Quero também fazer a primeira estação de trem do município que, por sinal, já tenho as fotos. E outro projeto ousado é fazer a réplica da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio”, revela.

Cabrerita – Comércio de ferramentas e parafusos

Cada maquete feita pelo artista Coutinho se encontra no seu local de origem para visualização do público.

João Crispim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here