Centro cirúrgico veterinário conta com profissionais altamente habilitados e equipamentos de última geração.

Como funciona um centro cirúrgico de um hospital veterinário? Muitas pessoas não conhecem essa rotina, mas ela é muito parecida com a de hospitais humanos, e com tecnologias, às vezes, até superiores a de muitos hospitais quando se fala em equipamentos.

Araras conta com um centro cirúrgico altamente qualificado dentro do Hospital Veterinário Animal Planet, que atende pacientes de Araras e região, 24 horas por dia. Para entender um pouco da rotina, o tutor deve saber que durante os procedimentos cirúrgicos só ficam no centro os médicos veterinários e auxiliares. Por normas da vigilância sanitária não são permitidas as entradas dos tutores dos animais.

Todos os materiais utilizados são devidamente esterilizados, em equipamentos certificados por empresas habilitadas, para cada procedimento. Isso é uma forma de controle também para não haver infecções hospitalares.

De acordo com o médico veterinário, Paulo Corte Neto, cirurgião especialista do Hospital Veterinário Animal Planet de Araras, a rotina de um centro cirúrgico em um hospital veterinário é semelhante ao hospital de humanos.

“Temos uma estrutura completa com todas as certificações de esterilizações, atendemos as normas exigidas pela Vigilância Sanitária e a legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. E, por isso, somos qualificados como hospital veterinário, com centro cirúrgico habilitado para atender a demanda de animais de toda a região, a qualquer hora do dia e da noite. Oferecemos um apoio as outras clínicas por ser um atendimento 24 horas, com equipe de plantão de cirurgiões e anestesistas”, esclarece.

Dentre os procedimentos mais realizados no centro cirúrgico do Hospital Veterinário Animal Planet destaca-se a área odontológica. Um equipamento com a mesma tecnologia dos que são usados na odontologia humana é utilizado para a realização do tratamento periodontal, que consiste numa avaliação da boca, retirada do tártaro e, caso necessário alguma extração dentária.

Para o médico veterinário anestesista, Rafael Rodrigues, Araras tem um centro cirúrgico veterinário completo, com profissionais habilitados para os procedimentos.

“As cirurgias são realizadas com o máximo de segurança, devido a excelência dos profissionais e dos aparelhos altamente modernos. Como exemplo temos, na área de anestesia, a bomba de infusão de equipo, que administra a quantidade de fluído (soro) exata por minuto para o paciente; bomba de seringa para precisão na administração de medicamentos, e o aparelho anestesia inalatória, dotada de um ventilador que faz com que o aparelho realize uma respiração mais adequada. Existe também o monitor multiparamétrico, que mede todos os parâmetros do paciente durante a cirurgia (avaliação da pressão não invasiva, pressão invasiva, respiração, eletrocardiograma em 3 derivações e capnografia)”, salientou.

Tudo isso para que as cirurgias transcorram com maior eficácia possível, e com a máxima segurança para o paciente e tranquilidade para o tutor.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here