Com apenas seis anos de existência, o Verdão de Araras foi campeão da Divisão Especial do Paulista em 1987, além de garantir o acesso à elite do Estadual

13 de dezembro de 1987: data em que um pequeno se tornava gigante.  Naquela época, o União São João, com apenas seis anos de existência, conquistava o título da Divisão Especial (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista, o primeiro de sua história, e a partir daí iniciava-se a trajetória vitoriosa do Verdão de Araras.

A consagração ocorreu na segunda partida da final contra o São José, no Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos/SP, quando aos 44 minutos do segundo tempo o atacante Play balançou as redes da equipe adversária. Final de jogo 1 a 0 e o jovem ararense levantava a taça de campeão.

A conquista foi a “cereja do bolo”, pois dias antes, em 6 de dezembro, com o triunfo em casa sobre Rio Preto por 1 a 0, somado ao empate do Marília com o Paulista em Jundiaí por 0 a 0, o União alcançou o tão sonhado acesso para a primeira divisão do Campeonato Paulista de 1988.

O elenco formado por Privatti; Kiko, Eduardo, Cavalcante e Carlinhos; Miranda, Adauto e Juca; Muniz, Cássio e Play, comandados pelo técnico João Magoga, obteve a campanha de 36 jogos, 21 vitórias, 10 empates, 05 derrotas, 52 pontos, 44 gols pró e 21 gols contra. Vanderlei, Celso Luiz e Odair também participaram da conquista.30 anos se passaram e o vice-presidente de Futebol do clube, Antonio Carlos Beloto, lembra cada detalhe daquele dia glorioso. “Não há como esquecer esse momento que nos consagrou. Foi a nossa primeira conquista e o que nos levou para entre os grandes. Um time que em pouco tempo de existência conseguiu o acesso à elite do Campeonato Paulista”, ressaltou.

A trajetória do campeão 

Primeira fase 

União S. João 0 x 0 BatataisSertãozinho 0 x 0 União S. João

União S. João 2 X 1 Lemense

Catanduvense 1 x 0 União S. João

União S. João 3 x 2 Francana

São Carlos 0 x 0 União S. João

União S. João 1 x 0 Inter/Bebedouro

Rio Branco 1 x 2 União S. João

Batatais 1 x 1 União S. JoãoUnião S. João 1 x 0 Sertãozinho

Lemense 0 x 0 União S. João

União S. João 0 x 0 Catanduvense

Francana 1 x 0 União S. João

União S. João 2 x 0 São Carlos

Inter/Bebedouro 0 x 1 União S. João

União S. João 0 x 0 Rio Branco

 

Segunda fase

 

União S. João 2 x 2 São JoséSaad 0 x 2 União S. João

União S. João 3 x 0 Esportiva

Ituano 0 x 0 União S. João

União S. João 1 x 0 São Bernardo

União de Mogi 4 x 1 União S. João

São José 2 x 1 União São JoãoUnião S. João 2 x 1 Saad

Esportiva 0 x 1 União S. João

União S. João 1 x 0 Ituano

São Bernardo 0 x 2 União S. João

União S. João 3 x 0 União de Mogi

 

Quadrangular final

 

Rio Preto 0 x 2 União S. JoãoUnião S. João 1 x 2 Marília

União S. João 1 x 0 Paulista

Paulista 1 x 3 União São JoãoMarília 1 x 1 União S. João

União S. João 1 x 0 Rio Preto

 

Final

 

União S. João 2 x 1 São José São José 0 x 1 União S. João

 

Diretoria tem esperanças na volta do União

Fora de atividade desde o ano de 2015, por questões econômicas, a diretoria do União São João ainda mantém as esperanças de que o clube possa voltar ao cenário do futebol brasileiro. “O União ainda está vivo e suas portas continuam abertas. Estamos trabalhando para preservar toda a estrutura em ordem, além de manter o campo em perfeitas condições e com as documentações em dia”, explicou Beloto.

Questionado sobre o futuro do clube, ele conta que a diretoria busca novos investidores para que o time possa voltar o mais breve possível. “Estamos trabalhando para que isso ocorra na busca por novos parceiros e investidores, mas é uma tarefa muito difícil. Não perdemos as esperanças e temos fé de que o União possa voltar, quem sabe, ainda em 2018”, concluiu o dirigente. César Foguel


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here