Clube está fora das atividades esportivas desde 2015, quando, por questões econômicas, anunciou a não participação das competições oficiais da FPF.

Fundado em 1981, o União São João Esporte Clube completa este domingo (14) 37 anos de história. O clube, que no passado viveu momentos de glória, atualmente encontra-se com as atividades esportivas paralisadas e na incerteza de que um dia possa retornar aos gramados, além de “ressuscitar” a sua hegemonia junto aos torcedores do Alviverde de Araras. Em 2015, por questões econômicas, a diretoria do clube anunciou a não participação das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol.

Em entrevista ao Opinião, o vice-presidente do União, Antônio Carlos Beloto, ressalta que, mesmo fora de atividade, o clube mantém as portas abertas. “O União ainda está vivo e estamos trabalhando para preservar toda a estrutura em ordem, além de manter o campo em perfeitas condições e com as documentações em dia”, explica.

Questionado sobre o futuro do clube, Beloto conta que a diretoria busca novos investidores para que o time possa voltar o mais breve possível. “Estamos trabalhando para que isso ocorra na busca por novos parceiros e investidores, mas é uma tarefa muito difícil. Não perdemos as esperanças e temos fé de que o União possa voltar, quem sabe, ainda em 2018”, aponta. “É uma pena que este momento seja difícil e às vezes não encontramos alternativas para uma saída, mas temos esperança. Cremos que a cidade possa ver novamente as cores do União São João e voltar a receber os grandes times, tornando a nossa Araras palco de grandes espetáculos”, completa Beloto.

campo
Mesmo fora das atividades esportivas, União mantém toda a estrutura em ordem, como o corte semanal dos gramados do campo principal e do CT

A reportagem do Opinião entrou em contato com o jogador Danilo Sacramento, ararense que iniciou a carreira no União e vestiu a camisa do time entre os anos de 2000 e 2001, e em suas palavras o atleta agradeceu o clube que o revelou. “Sou grato por tudo que o União São João fez por mim, clube o qual me revelou para o mundo. Parabéns ao União pelos seus 37 anos e fico na torcida para que volte um dia, além de trazer novamente ao povo ararense a alegria de ver o Estádio Hermínio Ometto lotado em dias de jogos. Parabéns União São João. Volta! É a nossa esperança!”, disse o atleta.

O ararense Danilo Sacramento foi revelado pelo União São João e teve passagens por vários clubes, sendo a última pela Ferroviária em 2017 – quando foi campeão da Copa Paulista

Além do União, Sacramento teve passagens por várias equipes como o Monterrey (México), Cruzeiro, Vasco da Gama, Ponte Preta, Genoa (Itália), Celta de Vigo (Espanha), Guarani, sendo a última pela Ferroviária em 2017 – quando foi campeão da Copa Paulista.

História

Sucessor da Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, o Esporte Clube União São João foi criado para preencher a lacuna que se instalou no futebol profissional da cidade de Araras, após a desativação desses departamentos nos tradicionais clubes como a AAA, o Comercial FC, entre outros. O então prefeito do município, Hermínio Ometto, dono da Usina São João na época, foi o realizador do sonho ararense de ter uma equipe que representasse bem a cidade.

Desde a sua fundação, o primeiro clube-empresa do País carrega em sua história inúmeras conquistas, feitos e revelações, que colaboraram na formalização de sua tradição em Araras. Entre elas estão a conquista das séries B e C do Brasileiro e também o acesso à primeira divisão do Paulista, seis anos após a fundação do clube.

Além disso, o União também foi a “fábrica de atletas” para a modalidade. Sua mais recente revelação foi o jogador Luan Louzã, que começou a carreira em Araras e já tem passagens pelo Palmeiras, Cruzeiro, Sharjah FC – dos Emirados Árabes, Atlético Paranaense, RB Brasil e, atualmente, no América Mineiro – clube o qual foi campeão da Série B do Brasileirão de 2017.

Outra grande revelação foi do ex-jogador Roberto Carlos, que atuou no União entre os anos de 1990 e 1992, além de jogar em grande clubes europeus, como Real Madrid e também na seleção brasileira, com a conquista do penta mundial.

Informações: http://grupoopiniao.com.br


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here