ūüźĺ Calor pode causar queimaduras e at√© perda das patas dos pets; saiba como evitar

Médico-veterinário orienta o que pode ser feito em caso de queimaduras e os horários ideais para os passeios diários nos dias mais quentes.

O cuidado com as¬†patinhas dos animais¬†deve ser uma das principais preocupa√ß√Ķes na hora de passear em dias de calor na primavera e no ver√£o. As altas temperatura das cal√ßadas e do asfalto podem causar danos aos pets.

O site Rep√≥rter Beto Ribeiro conversou com m√©dico-veterin√°rio Paulo C√īrte Neto, do Hospital Veterin√°rio Animal Planet de Araras (SP),¬†que explicou que muitos donos de pet come√ßaram a ter cuidados na hora de sair com os animais de casa, mas que as queimaduras ainda s√£o um¬†risco perigoso¬†e que merecem aten√ß√£o.

Segundo ele, as patas dos cachorros s√£o t√£o sens√≠veis quanto a sola dos p√©s das pessoas e portanto, precisam ser protegidas. “O dano ao animal √© muito grande. As feridas podem ser desde uma vermelhid√£o local at√© a perda completa da pele das patinhas”, explicou.

Hora do passeio

O médico-veterinário disse ainda que o ideal são passeios bem no início da manhã e ao final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. Ainda segundo ele, no início da noite, após às 18h, é o horário mais garantido para que o pet tenha mais confortável.

“O passeio dever√° ser, preferencialmente, antes das 8h ou ap√≥s √†s 16h, quando a temperatura do solo j√° est√° leve”, contou C√īrte.

Além disso, após o passeio, a veterinária orienta que seja feito a limpeza das patas com água fresca para resfriar os membros dos animais.

Queimou, e agora?

O m√©dico-veterin√°rio disse ainda que a queimadura pode atingir outras camadas da pele e quanto mais grave, mais demorado¬†√© o tratamento. “As patas s√£o sens√≠veis, elas n√£o suportam calor excessivo e apesar de serem muito resistente, elas t√™m seu limite. O calor e o asfalto s√£o os inimigos n√ļmero um”, contou.

Ele orientou ainda que os tutores devem evitar os diagn√≥sticos caseiros, que podem comprometer o bem estar do animal. “Caso o animal sofra a queimadura, ele deve ser encaminhado a um servi√ßo m√©dico veterin√°rio para tratamento adequado, com um especialista”, disse.

Artigos Relacionados

Funcion√°rio Sem Vale-Transporte Pode Faltar Ao Trabalho?

A lógica por trás disso é simples: o trabalhador não deve ser penalizado pela incapacidade...

Dano em veículo causado por buraco na rua pode ser cobrado da prefeitura; saiba como

A maioria das pessoas acaba arcando com os danos; reportagem conversou com advogado Kleber Luzetti,...

Saiba qual a diferença entre insalubridade e periculosidade

Como forma de compensá-los, nossa legislação criou os benefícios de insalubridade e periculosidade.Os adicionais de...

Últimas Notícias