19,5 mil títulos de eleitor são cancelados em 7 cidades da região

Eleitores que não fizeram cadastramento biométrico onde era obrigatório não poderão votar nestas eleições.

Em sete cidades da região onde o cadastramento biométrico era obrigatório neste ano, 19.507 títulos de eleitor foram cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O eleitor só poderá regularizar a situação a partir de 5 de novembro, após a finalização das eleições.

Quem não fez a biometria em Aguaí, Descalvado, Divinolândia, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Sebastião da Grama e Tambaú (SP) não poderá votar nessas eleições. Na quarta-feira (26), por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal rejeitou pedido apresentado pelo PSB para autorizar a votação dos eleitores que tiveram o título cancelado.

A quantidade é representativa diante do número de eleitores desses municípios (veja tabela abaixo).

clique na imagem e saiba mais

Cancelamento de títulos na região

Município Títulos cancelados
Aguaí 4.150
Descalvado 2.866
Divinolândia 1.140
Santa Cruz das Palmeiras 3.802
Santa Rita do Passa Quatro 2.961
São Sebastião da Grama 1.500
Tambaú 3.088
TOTAL 19.507

De acordo com a chefe do cartório de Santa Rita do Passa Quatro, Rosiléia Lourencetti, também houve uma atualização do cadastro de eleitores e a retirada de pessoas que já faleceram.

“Não é só pela biometria, como nós passamos pela revisão, tinha muita gente no cadastro ainda que era falecida, então tiramos esses aí e quem não apareceu [para fazer a biometria]. A gente tinha gente muito antiga no cadatro, agora está certo”, afirmou.

Estado

Em todo o estado de São Paulo foram cancelados 375.169 títulos de eleitor. Até o momento, 100 municípios passaram pelo cadastramento biométrico obrigatório. Quinze dessas cidades já votaram com biometria em 2016, entre elas Analândia, Itirapina e Santa Gertrudes (SP). As outras 85 cidades terão a identificação biométrica pela primeira vez nas eleições de 2018.

Nas cidades onde não houve o cadastramento biométrico obrigatório, quem ainda não fez a biometria poderá votar normalmente.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.