5 cuidados essenciais para quem trabalha exposto ao sol

Algumas enfermidades, como insolação, desidratação e até câncer de pele, podem surgir caso você não tome os cuidados necessários ao trabalhar exposto ao sol

Se você trabalha ao ar livre, está suscetível a sofrer os impactos que a exposição prolongada ao sol e às altas temperaturas podem provocar . Você já deve ter ouvido falar sobre a incrível capacidade do nosso corpo em se adaptar às condições que lhes são geradas, não é mesmo? De fato, o nosso corpo consegue se ajustar a algumas circunstâncias, porém, isso não significa que devemos cuidar menos da nossa segurança ou arriscar as nossas vidas.

Algumas enfermidades, como insolação, desidratação e até câncer de pele, podem surgir caso você não tome os cuidados necessários ao trabalhar exposto ao sol. Por isso, é importante estar bem orientado e utilizar todos os EPIs, mesmo em dias nublados! Carteiros, operários da construção civil, feirantes e agricultores são alguns exemplos de profissionais que trabalham nessas condições.

clique na imagem e saiba mais

Se você desempenha alguma função ao ar livre, confira essas dicas e as coloque em prática:

1) Use protetor solar

Essa é a dica número um para qualquer pessoa que vá se expor ao sol. É sempre importante reforçá-la, pois, por mais que tenham essa consciência, muitos trabalhadores não costumam aplicar o filtro solar, por terem o pensamento de que nada irá ocorrer. Entretanto, se você sofrer os efeitos da exposição ao sol, poderá desenvolver alguma doença de pele futuramente. Portanto, aplique generosamente o filtro solar de 20 a 30 minutos antes de sair e lembre-se de reaplicá-lo a cada 2 horas.

2) Hidrate-se e coma bem

Tenha sempre água fresca à sua disposição. É importante também se alimentar de forma saudável, evitando comidas pesadas, como alimentos gordurosos e calóricos. Comer errado e se expor ao sol pode causar fadiga, indisposição e intoxicação alimentar. Sendo assim, beba muito líquido e coma legumes, frutas e verduras para evitar a desidratação.

3) Utilize todos os EPI’s

O uso do EPI é fundamental e indispensável para garantir a sua saúde e segurança, além de não comprometer a sua capacidade laboral. Para quem trabalha ao ar livre é obrigatório ter em mãos protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves que cubram boa parte do corpo.

4) Faça pausas

É importante que sejam feitas pausas durante o dia de trabalho em lugares sombreados. Se possível, molhe a cabeça e o rosto para reduzir a temperatura da pele e refrescar-se.

5) Vá ao dermatologista

É essencial que visitas ao dermatologista sejam feitas regularmente. Além de realizar exames preventivos, você pode receber do médico recomendações de novos produtos eficazes contra a ação do sol e orientações específicas de como estar mais seguro e protegido no trabalho.

Com a chegada do verão os cuidados devem dobrar: procure, sempre que possível,  trabalhar em lugares sombreados e tome as precauções citadas. Coloque a sua segurança em primeiro lugar!