5 desafios para a área de recursos humanos

Conheça abaixo quais são os principais desafios do RH no mercado atual.

O RH é uma das áreas que mais tem buscado se reinventar em meio a pandemia de coronavírus. E isso impõe inúmeros desafios que o setor tem de enfrentar diariamente para diminuir os impactos da crise sobre a operação da empresa.

Desde o “boom” do home office, até a revisão de benefícios corporativos com inclusão de diferentes auxílios, ajuda psicológica e previdência empresarial, a área de Recursos Humanos precisa de uma adaptação rápida para dar uma resposta às novas necessidades de empresas e profissionais em 2021.

Conheça abaixo quais são os principais desafios do RH no mercado atual:

Home Office como realidade e não tendência

O Home Office era um modelo de trabalho considerado uma tendência nos últimos anos e que vinha crescendo aos poucos no Brasil. Porém, com as medidas de isolamento social que culminou no fechamento de escritórios e lojas, as empresas tiveram de se adaptar rapidamente ao trabalho remoto para serem ativas no período da pandemia.

Outro ponto importante é que com a mudança repentina, o home office passou de ser um benefício dado aos colaboradores para ser, de fato, um modelo de trabalho viável para as empresas.

De acordo com o Guia Salarial 2021 da consultoria Robert Half, 80% dos colaboradores já enxergam o home office dessa forma. Eles acreditam que as pessoas devem trabalhar onde se sentem mais produtivas, portanto, consideram essa flexibilidade entre home office e presencial importante para a produtividade do trabalho.

Maior disputa para atração e retenção de talentos

Um dos maiores desafios do pós-pandemia com a real retomada das atividades econômicas é a grande concorrência para atrair e reter talentos. Como a percepção do home office mudou durante o período, todas as funções que são elegíveis para o trabalho remoto atualmente se tornaram opções para empresas de todo o mundo.

Com a pandemia, ficou perceptível que com infraestrutura e capacidade técnica, um profissional pode trabalhar em qualquer empresa do mundo fazendo tudo de casa. Dessa maneira, o setor de RH tem o desafio de encontrar e reter os melhores profissionais do mercado, disputando com empresas de qualquer lugar do mundo.

Por isso, é muito importante que o RH consiga estruturar processos seletivos estratégicos e uma boa estratégia de retenção de talentos para conseguir manter os profissionais talentosos na empresa, mesmo com o assédio de concorrentes.

Revisão do pacote de benefícios

A remuneração deixou de ser o principal atrativo para conquistar os profissionais do mercado. Os benefícios corporativos se tornaram o diferencial para atrair os melhores. O pacote de benefícios da empresa precisa atender as necessidades dos profissionais para que eles se sintam realmente valorizados.

Depois da pandemia de coronavírus, a cobertura médica necessária deixou de ser apenas o plano de saúde comum, a oferta de auxílio psicológico virou essencial para os profissionais. Com a maior adesão ao home office, os custos para montagem e manutenção do home office também é fundamental, como ajuda no pagamento de conta de luz, internet, entre outros.

Além disso, outros auxílios como auxílio estudo, auxilio creche e outros são bastante bem-quistos pelos profissionais. O pacote de benefícios é um dos principais fatores para que o profissional se candidate a uma vaga e aceite o trabalho.

Logo, o RH precisa entender as necessidades dos colaboradores, apostar nos benefícios flexíveis e conseguir relacionar isto com os custos gerados para a empresa. Esse é um grande desafio porque consiste em reestruturar os custos com os profissionais.

Inclusão e diversidade de lideranças

A capacidade de promover e formar líderes de sucesso é um grande desafio para o RH. Nos últimos, a necessidade por pluralidade cresceu em todo o mundo. A diversidade passou a ser uma palavra-chave para qualquer negócio.

A criação de programas de diversidade e políticas de inclusão se tornaram realidade ao longo de 2020 e são uma tendência fortíssima para 2021. A diversidade consiste em atrair pessoas de diversas origens e contextos sociais.

O RH possui um desafio de atrair e reter talentos diversos para construir uma cultura de inclusão dentro da empresa. E esse é um grande desafio de momento, enfrentar o mercado e conseguir ter um corpo de funcionários diverso, assim como formar líderes pensando em inclusão e diversidade.

Otimização dos processos de comunicação

A dinâmica do mercado exige uma comunicação muito efetiva, por isso o RH tem a missão de otimizar os processos de comunicação interna e externa. Não há como ter uma gestão de pessoas eficiente sem uma comunicação clara e fluida.

O RH tem o desafio de reinventar as formas de comunicar com o quadro de colaboradores para facilitar o trabalho dos gestores e transformar isso em produtividade e resultados para a empresa.

Estes são alguns dos principais desafios do RH em 2021. O setor de Recursos Humanos é uma das áreas chaves para qualquer negócio crescer no mercado nesta década. As empresas que conseguirem superar os desafios por meio do RH sairão na frente na busca pelos melhores profissionais do mercado.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT