5º Encontro de Goldens é realizado no Parque Ecológico em Araras, SP

PUBLICIDADE

Com o apoio da Animal Planet 24 Horas, o evento acontece neste domingo. 

Já imaginou reunir mais de 100 Goldens Retrievers no Parque Ecológico?  É isso mesmo, vai rolar mais uma vez o Encontro de Goldens Retrievers na cidade de Araras (SP), para que os tutores possam trocar de informações sobre a raça, seus padrões e comportamento!

O evento que acontece no próximo domingo (19), a partir das 10h, tem o apoio do Hospital Veterinário Animal Planet 24 Horas e a realização é do Grupo de Golden Retriever de Araras.

Origem e história da raça

Um dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir uma raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular com animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América.

PUBLICIDADE

Temperamento do Golden Retriever

Amigo de todos, o Golden Retriever é conhecido por sua natureza devotada e protetora como companheiro da família. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento, e anseia por um dia no campo. Ignorar sua natureza ativa e sua poderosa estrutura física pode levar a problemas de comportamento. Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar e adora aprender. Os feitos de que Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas e adora trazer as coisas na boca.

Como cuidar de um Golden Retriever

O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias e de interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou de busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar. O pelo não costuma embaraçar, mas precisa ser escovado duas vezes por semana. Os filhotes de Golden podem ser bem agitados e é preciso gastar a energia deles para que não se tornem destruidores.

Saúde do Golden Retriever

Principais Preocupações: displasia de quadril Displasia do cotovelo, catarata; Preocupações Menores: entrópio, distichiasis, triquíase, catarata, dermatite piotraumática, estenose aórtica subvalvar, OCD, alergias, vWD, cardiomiopatia; Vistos Ocasionalmente: torções gástricas, epilepsia, Catrofia Progressiva da Retina, osteossarcoma; Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos, cardíacos (sangue); Expectativa de vida: 10-13 anos;

Fonte: Tudo sobre a raça Golden Retriever

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP