Deinter-9 registra redução de 22,3% no número de policiais civis nos últimos seis anos em 52 cidades incluindo Araras, SP

Diretor do Deinter-9 garante que a região receberá reforço de quase 200 profissionais.

Com perda de mais de 260 policiais civis, a região de Piracicaba (SP) registrou baixa de 22,3% no efetivo das delegacias nos últimos seis anos

Os dados são referentes à área de cobertura do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-9) e foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Segundo eles, nas 52 cidades, incluindo Araras (SP) que abrangem o Deinter-9, havia 1.183 policiais em 2018. O número de profissionais caiu para 986 em 2022. Já neste ano é ainda menor, totalizando 919.

O Deinter-9 compreende 121 delegacias. Sendo assim, se considerado o total de profissionais disponíveis na região de Piracicaba, dá uma média de 7,5 policiais por unidade.

O trabalho da Polícia Civil reflete também nos primeiros passos da atuação no Judiciário porque, depois dele, as informações são enviadas para o Ministério Público, por exemplo, para a Justiça.

Segundo análise do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de São Paulo, cerca de 35% do efetivo já podem se aposentar. Isso indica que a categoria poderá perder mais profissionais do efetivo.

De acordo com o sindicato que representa a categoria, o período entre a publicação de um edital de contratação até o policial estar, de fato, nas ruas é de de um ano, pelo menos.

“Nesse período, outros policiais se aposentam. A Academia de Polícia não dá conta de formar profissionais de forma suficiente. Aí, fica parecendo sempre esse ‘enxugar de gelo'”, aponta.

Artigos Relacionados

MAIO LARANJA: Guarda Civil Municipal declara “guerra” contra crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Araras, SP

“Se você tem dificuldade de entender ou falar sobre esse assunto, estamos à disposição para...

Guarda Civil Municipal intensifica patrulhamentos nas regiões com maior índice de crimes em Araras, SP

As ações contam com o apoio da população, que pode colaborar com denúncias pelo telefone...

Ação rápida da Guarda Civil Municipal evita possível agressão contra mulher no bairro José Ometto em Araras, SP

Após orientar as partes, os guardas deixaram o local. No entanto, algum tempo depois, a...

Últimas Notícias