quinta-feira, 6 novembro, 2025
Noticias de Araras

Sindicato critica reajuste de salário parcelado apresentado pelo prefeito Pedrinho Eliseu aos servidores municipais de Araras, SP

Ele não concedeu aumento no valor do vale-alimentação. O projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

O prefeito Pedrinho Eliseu (PL) apresentou na quarta-feira (5) a proposta de reajuste salarial aos servidores municipais de 4,62%, equivalente à inflação, a ser pago de forma parcelada até dezembro. Ele não concedeu aumento no valor do vale-alimentação. O projeto de lei será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

O reajuste foi proposto em live na qual o prefeito afirmou que não poderia conceder aumento salarial por serano eleitoral. O sindicato da  categoria (SindSepa) reclama que, conforme a legislação, ele teria a possibilidade de realizar o reajuste até o mês de março, mês da data -base da categoria.

O sindicato contesta a decisão de conceder o reajuste em junho, enfatizando ser inconsequente, “demonstrando que a atual administração não respeita os servidores”. Alega que “o prefeito não aceitou abrir negociações e se fechou em reuniões com alguns grupos e vereadores alinhados com o governo”.

Em sua manifestação nas redes sociais, o SindSepa também afirma que “o prefeito precisa crescer e aceitar que o sindicato representa a categoria e tem que ser incluído nas decisões. Já esses vereadores deveriam se envergonhar de se prestarem a esse papel”.

Sobre o reajuste

Na noite desta quinta-feira (6), o prefeito Pedrinho Eliseu anunciou um reajuste salarial de 4,62% para os servidores municipais de Araras/SP. Este aumento, que será pago de forma parcelada até dezembro, visa cobrir a inflação acumulada. No entanto, o valor do vale-alimentação dos servidores não será reajustado.

O projeto de lei será agora analisado pelos vereadores na Câmara. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras (Sindsepa), o prefeito afirmou que não poderia conceder aumento salarial por ser ano eleitoral, mas, conforme a legislação, ele teria a possibilidade de realizar o reajuste até o mês de março.

Para o SindSepa, essa decisão de conceder o reajuste só agora é totalmente inconsequente. “O prefeito não aceitou nossas solicitações para abertura da mesa de negociação e ficava fazendo reuniãozinha com alguns trabalhadores e seus cupinchas da Câmara”.

O anúncio foi feito durante uma live ao lado dos vereadores Marcelo de Oliveira (Republicanos), Deise Olímpio (PL), Márcio Tonisse (Podemos), Mané da Rádio (PL) e o representante de José Roberto Apolari (MDB), que apoiam as ações do governo.

O prefeito explicou que, embora a lei da data base permita reajustes a partir de abril, devido às condições econômicas e à legislação eleitoral, o aumento será restrito à inflação. Ele destacou que a medida foi cuidadosamente planejada para garantir a sustentabilidade financeira do município.

Desde 2021, os servidores municipais de Araras já receberam reajustes que somam 33,62%, incluindo um ganho real de 8,18%, acima da inflação. O vale-alimentação também foi ajustado de R$ 200 para R$ 325 nesse período, um aumento de 62%.

Apesar das restrições impostas pela legislação eleitoral, o prefeito reafirmou seu compromisso com os servidores, garantindo que o reajuste salarial proposto visa manter o poder de compra dos funcionários municipais. Agora, o projeto aguarda a aprovação dos vereadores para entrar em vigor.

 

Artigos Relacionados

Vereador Bonezinho Corrochel solicita uniforme escolar gratuito para todos os alunos da rede pública em 2026 em Araras, SP

Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir que 100% dos estudantes sejam atendidos.O vereador Mário “Bonezinho” Corrochel Neto apresentou, durante a sessão da Câmara...

Vereadores participam de reunião no Ministério da Saúde em busca de recursos do Novo PAC voltados à melhoria do setor na cidade de Araras,...

A iniciativa tem como objetivo expandir a assistência prestada à população, garantir a universalização de serviços essenciais na rede pública e retomar investimentos em...

Câmara Municipal cria Comissão para fiscalizar e apurar denúncias contra o convênio médico emergencial dos servidores públicos de Araras, SP

Com a aprovação do projeto, a Comissão de Assuntos Relevantes deverá iniciar seus trabalhos nos próximos dias, apresentando relatórios e recomendações ao Legislativo sobre...

Últimas Notícias