Umidade relativa do ar está em estado de atenção em Araras, SP

Índice se encontra entre 21% e 30%, segundo os dados do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

De acordo com os dados oficiais do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), a umidade relativa do ar em Araras está em estado de atenção, quando o índice se encontra entre 21% e 30%.

Segundo o CIIAGRO, a baixa umidade do ar afeta de forma significativa o organismo humano. Garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias (como rinite e asma), dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada são alguns dos sintomas que podem surgir.

Além disso, quando a umidade é insuficiente, o corpo fica com menos água para executar suas funções, tornando-se mais vulnerável. As vias aéreas se ressecam, comprometendo a produção de muco no nariz e facilitando a entrada de vírus e bactérias, aumentando o risco de contágio de doenças.

40% a 70% níveis adequados

Umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d’água contida na atmosfera em relação ao total máximo que ela pode suportar na temperatura observada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os níveis de umidade mais adequados para a saúde humana estão entre 40% e 70%.

Impacto em pessoas com doenças respiratórias

Indivíduos que já sofrem com doenças respiratórias, como rinite e asma, são particularmente afetados pela baixa umidade do ar. A falta de umidade agrava esses problemas, tornando o nariz e os pulmões menos eficazes e intensificando os sintomas.

Cuidados

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;

– Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes; com água. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;

– Beber bastante água.

Artigos Relacionados

OPERAÇÃO INVERNO: Equipes do Centro POP e Guarda Civil Municipal intensificam abordagens diárias para acolhimento de pessoas em situação de rua em Araras, SP

Para denúncias, pedidos de acolhimento ou informações, os moradores podem entrar em contato com a...

Vice-prefeita Elaine Brambilla destaca esforço conjunto para retomada do Centro Dia do Idoso em Araras, SP

Inaugurado em 2015, o CDI passou por uma ampla revitalização neste ano, com nova pintura...

Construtora Construtora ERP Ltda tem até o dia 1º de julho para retomada de obra na Avenida Dona Renata em Araras, SP

Caso não seja reiniciada a obra nesse período, caberão sanções administrativas previstas em contrato e...

Últimas Notícias