Assédio no trabalho: entenda as consequências e saiba como prevenir!

De acordo com a advogada Francielli Palma Maciel, o assédio no trabalho é uma das piores situações que podem ocorrer dentro de uma empresa. 

Não é de hoje que o assédio permeia as relações de trabalho, e ao longo de uma vida profissional diversas pessoas podem sofrer algum tipo de assédio no trabalho. Por sua definição, o assédio significa a ação de importunar alguém de forma inconveniente, seja com insistências, perseguições, declarações, propostas ou pretensões.

Em outras palavras, o assédio pode também estar relacionado a um comportamento ofensivo e abusivo. Ele pode ocorrer de muitas formas, desde brincadeiras “sutis”, a situações de humilhação pública. O problema é que nem sempre ele vem acompanhado de gritos ou insinuações claras, por isso, pode até mesmo passar despercebido por quem o sofre.

Entretanto, nos últimos anos, com a modernização da gestão de pessoas e a quebra de paradigmas organizacionais, os colaboradores têm tido mais conhecimento sobre o que é o assédio, além de ter mais voz e meios para impedir essas situações em uma empresa.

Assédio no trabalho precisa ser compreendido e discutido

Contudo, para ser combatido, o assédio no trabalho precisa ser compreendido e discutido nas organizações. O setor de Recursos Humanos tem papel fundamental para que a prática seja coibida, e os colaboradores vítimas de assédio sejam acolhidos.

Reconhecer uma situação de assédio nem sempre é fácil, isso porque ainda temos resquícios de uma cultura onde o chefe deve ser uma pessoa dura e autoritária, com demonstrações de ira e intempestividade.

O assédio no trabalho pode se enquadrar em dois tipos, são eles: assédio moral e o assédio sexual.  O assédio moral é um dos mais ocorridos nas organizações. Segundo informações do antigo Ministério do Trabalho, em conjunto com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), essa foi uma das denúncias mais feitas por empregados em todo país.

Anúncio

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Kleber Luzetti alerta consumidores sobre descontos indevidos realizados por bancos

“O banco deve provar a existência do contrato. Se o desconto não foi autorizado, o consumidor pode pedir ressarcimento, correção dos valores descontados e,...

Vereador Dr. Donizeti Lima reúne-se com secretário de Educação para apresentar demandas de escolas fiscalizadas em Araras, SP

Segundo o vereador, a reunião com o secretário Bruno Roza foi produtiva, com abertura para análise das solicitações apresentadas e discussão de possíveis encaminhamentos.O...

Conselho Municipal da Comunidade Negra prorroga inscrições até 14 de novembro em Araras, SP

Candidatos podem se inscrever online ou presencialmente; são cinco vagas para representantes da sociedade civil.O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra...

Últimas Notícias