Empregada doméstica tem direito a se aposentar?

As discussões sobre a aposentadoria de empregada doméstica e os demais benefícios previdenciários são muito importantes e podem gerar dúvidas.

Empregada doméstica tem direito a se aposentar? De acordo com o advogado Antônio Carlos Fernades, da Advocacia Fernades & Luzetti. A aposentadoria por idade é concedida à empregada doméstica que comprove uma idade mínima e um tempo mínimo de contribuição ao INSS. A idade mínima é de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Os trabalhadores domésticos são aqueles que exercem ou prestam serviços de maneira contínua. Isto é, mais de duas vezes na semana. Sem contar, também, a natureza onerosa, já que eles somente trabalham na residência de uma única pessoa ou família inteira mediante pagamento. Essas definições estão na Lei Complementar 150/2015.

Então, significa que esses trabalhadores devem exercer suas atividades diretamente a uma pessoa ou a uma família, em âmbito residencial. A lei não permite que menores de 18 anos sejam contratados como empregados domésticos.

A empregada doméstica é uma trabalhadora segurada obrigatória da Previdência Social com direito não só à aposentadoria, mas aos outros benefícios previdenciários, como:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte.

Quem deve pagar o INSS da doméstica?

Para quem tem carteira assinada, o empregador paga uma parte do recolhimento, e a outra é descontada do salário da trabalhadora doméstica.

No entanto, o desconto e recolhimento é de responsabilidade do empregador, feito por meio do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), uma plataforma online que unifica as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregados domésticos.

O empregador deve se cadastrar no eSocial e emitir mensalmente a guia de pagamento do DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), que contém os valores referentes ao INSS, ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e ao Imposto de Renda Retido na Fonte (se houver).

O pagamento do DAE deve ser feito até o dia 7 do mês seguinte ao da competência, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, ou pela internet. Por exemplo, o DAE referente ao mês de janeiro deve ser pago até o dia 7 de fevereiro.

Ao pagar o documento, o empregador paga as duas partes e, depois, desconta a porcentagem do salário da empregada doméstica. O valor a ser recolhido depende do salário da empregada doméstica.

Artigos Relacionados

Vazamento em tubulação do SABAZ Leste afeta abastecimento de água em Araras, SP

A SAEMA informou que equipes técnicas especializadas já estão trabalhando com prioridade máxima para conter...

SOLIDARIEDADE! Moradores do Condomínio Victorio Arthur Corrochel ganham ovos de Páscoa durante ação social em Araras, SP

A ação contou com o empenho do síndico Michel Jackson, das sub-síndicas Eliana Dantas e...

Homem é detido pela Polícia Militar por tráfico de drogas no Parque Industrial em Araras, SP

Segundo a PM, ele já havia fugido da equipe em outras ocasiões, pulando muros de...

Últimas Notícias