Segundo o Censo de 2022, existem 6 milhões de mulheres a mais do que homens no Brasil. No entanto, apesar de serem mais numerosas nas urnas, as mulheres continuam sub-representadas nos espaços públicos e de poder.

Esse dado reflete uma tendência nacional, onde as mulheres, embora maioria tanto na população quanto no eleitorado, ainda enfrentam desafios significativos para alcançar posições de poder e influência política. Segundo o Censo de 2022, existem 6 milhões de mulheres a mais do que homens no Brasil. No entanto, apesar de serem mais numerosas nas urnas, as mulheres continuam sub-representadas nos espaços públicos e de poder.
A luta pelo direito ao voto feminino no Brasil é relativamente recente, e sua participação política tem crescido ao longo dos anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Dados da página TSE Mulheres mostram que, entre 2016 e 2022, as mulheres compunham 52% do eleitorado, mas apenas 33% das candidaturas eram femininas, e somente 15% das candidatas foram eleitas. Isso se reflete nas Eleições Gerais de 2022, onde apenas 18% das eleitas para o Poder Legislativo eram mulheres.
Nas eleições municipais de 2020, o Brasil elegeu 651 prefeitas, em comparação com 4.750 prefeitos, e 9.196 vereadoras, frente a 48.265 vereadores, segundo o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero. Esses números evidenciam a disparidade de gênero nas posições de liderança política.
Em Araras, para as eleições deste ano, o cenário segue essa tendência nacional. Apenas duas mulheres concorrem ao cargo de prefeita, enquanto 72 se candidatam a vereadoras. Esses números, embora ainda baixos em comparação ao número total de candidaturas masculinas, mostram que as mulheres estão cada vez mais dispostas a ocupar espaços na política, enfrentando os desafios de um sistema historicamente dominado por homens.
Essas eleições podem ser um marco na história política de Araras, onde a maioria do eleitorado, representado por mulheres, terá a oportunidade de impulsionar a participação feminina e contribuir para uma política mais inclusiva e representativa.
