A inauguração oficial do hospital como referência SUS está prevista para os próximos meses, e a expectativa é de que a nova estrutura comece a atender integralmente a partir de fevereiro de 2025.

Na manhã desta segunda-feira (30), o direto César Pinheiro anunciou um grande avanço para a saúde em Araras/SP: o Hospital São Leopoldo Mandic se tornará um Hospital Geral do Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi confirmada em um evento realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a instituição hospitalar, após mais de dois anos de negociações com os governos federal e estadual. Assista ao vídeo abaixo.
Em fevereiro de 2024, o Hospital São Leopoldo Mandic recebeu a autorização para sua transformação em Hospital Geral, e desde então, a instituição trabalha intensamente para garantir o financiamento do Ministério da Saúde. O objetivo é que o hospital não dependa mais apenas dos recursos do município de Araras. Essa conquista se concretizou no último dia 19 de setembro, quando o projeto de ampliação foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB/SP).
Ver essa foto no Instagram
Mais recursos para a saúde regional
Com a aprovação, o governo estadual autorizou o repasse mensal de mais de R$ 5,9 milhões para o hospital, garantindo seu funcionamento pleno como um hospital de referência regional. A unidade atenderá 26 municípios da região, com uma capacidade superior a 300 leitos destinados exclusivamente ao SUS.
De acordo com Cesar Pinheiro, Diretor de Operações Hospitalares do grupo São Leopoldo Mandic, a novidade representa uma grande vitória para a saúde pública de Araras. “É a notícia do ano para a saúde de Araras. A saúde da cidade mudou de patamar. Estamos muito felizes com a aprovação deste projeto. A aproximação entre o executivo municipal e a gestão da saúde foi fundamental para alcançar esse objetivo e melhorar a qualidade do atendimento à população”, destacou.
Com essa ampliação, Araras passa a contar com mais uma importante porta de atendimento hospitalar. A nova estrutura permitirá o aumento da oferta de consultas, exames, internações e cirurgias, somando esforços com a Santa Casa da cidade. É importante destacar que os recursos destinados à Santa Casa serão mantidos, enquanto o São Leopoldo Mandic contará com um novo financiamento direto do Ministério da Saúde.
Essa expansão consolida Araras como um polo regional de saúde, com o objetivo de oferecer um atendimento de alta qualidade à população. Segundo Cesar Pinheiro, a integração entre as duas instituições hospitalares – Santa Casa e São Leopoldo Mandic – será um grande diferencial. “Com essa parceria, poderemos realizar mais exames, consultas e procedimentos, ampliando o acesso da população a serviços essenciais de saúde, sem sobrecarregar o sistema”, explicou.
A inauguração oficial do hospital como referência SUS está prevista para os próximos meses, e a expectativa é de que a nova estrutura comece a atender integralmente a partir de fevereiro de 2025. Com essa conquista, Araras dá um passo importante na melhoria da saúde pública, consolidando-se como referência em atendimento hospitalar para toda a região.
