Família denuncia a falta de monitor especializado, que deveria estar disponível para crianças com necessidades especiais na creche.

Na última sexta-feira, 04 de outubro, por volta das 15h30, um incidente ocorreu na EMEI Nona Catharina, em Araras/SP. Um aluno de apenas 3 anos, diagnosticado com autismo, conseguiu sair da escola sem que ninguém notasse sua ausência, chegando até a calçada, onde foi encontrado por uma mulher desconhecida. O relato foi feito pela mãe do menino, que expressou sua preocupação com a segurança e a falta de acompanhamento especializado.
Segundo a mãe, a criança não tem monitor responsável por sua supervisão, apesar de esse ser um direito garantido para alunos com necessidades especiais. “Ele está sem monitora, que é direito de toda criança especial. Estou em uma luta constante com a Secretaria da Educação para que mande uma monitora, desde março. A direção da escola já informou que ele foge todos os dias da classe”, desabafou a mãe, que prefere não se identificar.
O episódio reforça a necessidade urgente de atenção às políticas de inclusão nas escolas, principalmente para garantir que crianças com necessidades específicas recebam o apoio adequado. A supervisão contínua é essencial para que situações como essa não coloquem a vida das crianças em risco.
A falta de uma monitora especializada tem sido uma batalha constante para a família desde o início do ano letivo. A mãe afirma que já procurou diversas vezes a Secretaria Municipal de Educação, mas até o momento não houve solução efetiva para o problema. Segundo ela, o filho, que requer atenção especial devido à sua condição, continua vulnerável dentro do ambiente escolar.
