Guarda compartilhada em caso de divórcio atinge quase 40% no Brasil; Advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica como funciona esse modelo

Ela analisa os fatores que impulsionaram esse crescimento e desmistifica conceitos sobre esse regime.

Dados divulgados em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma mudança significativa na divisão da guarda de menores de idade em caso de divórcio dos pais. Em 2014, apenas 7,5% dos casos eram de guarda compartilhada, enquanto em 2022 (período analisado pelo IBGE), esse número subiu para 37,8%.

A advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica que a guarda compartilhada envolve a responsabilidade conjunta dos pais sobre decisões importantes para o menor, mesmo que ele resida fixamente com um deles. Isso evita que a criança perca contato com um dos pais, promovendo um ambiente mais equilibrado e estável.

Dra. Francielli Palma Maciel, destaca que, embora a guarda compartilhada seja uma regra atualmente, sua eficácia depende da relação entre os pais e da compreensão mútua sobre a divisão de responsabilidades e tempos especiais, como feriados e férias. Ela recomenda que esses detalhes sejam previamente acordados para evitar futuros conflitos e garantir o bem-estar da criança.

Artigos Relacionados

Projeto “Aqueça um Coração” da Faculdade São Leopoldo Mandic leva calor humano a idosos de Araras, SP

A iniciativa foi da faculdade junto com os colaboradores estendendo aos docentes e alunos.Com o...

Prefeito Irineu Marreto prorroga proibição de entulho nas ruas por mais 6 meses e anuncia criação de novos ecopontos em Araras, SP

De acordo com o prefeito, o prazo extra é necessário para que a administração municipal...

Prefeito Irineu Maretto anuncia criação do Centro de Atendimento Infantil em Araras, SP

A medida visa apoiar pais de recém-nascidos, promovendo a saúde e o bem-estar infantil por...

Últimas Notícias