FALA POVO: Mãe relata dificuldades para garantir tratamento terapêutico ao filho autista através da rede pública em Araras, SP

Ela explicou que a falta de condições financeiras para bancar o tratamento e o transporte tem agravado a situação. “Sem condições de bancar o tratamento, ela não está conseguindo vaga através da rede pública mesmo com decisão judicial no CEREN e no Instituto Inclusivamente”, detalhou.

Na tarde de sexta-feira (15), nossa reportagem foi procurada através do grupo FALA POVO por uma moradora de Araras (SP), que compartilhou as dificuldades enfrentadas para garantir o tratamento terapêutico de seu filho autista. Segundo a mãe, seu filho, diagnosticado com autismo nível 2, não pode andar de ônibus devido a problemas de saúde e tem crises durante o trajeto.

A moradora relatou que, mesmo com uma decisão judicial, não conseguiu vaga para o tratamento do filho na rede pública, especificamente no Centro de Reabilitação Neurológica (CEREN) e no Instituto Inclusivamente. “Meu filho está sem terapia, ele é autista laudado nível 2. Fui levar ele pra terapia de Uber que consegui dinheiro cheguei lá nos dois locais e tiraram a vaga do meu filho, hoje ele está sem terapia”, lamentou a mãe.

Ela explicou que a falta de condições financeiras para bancar o tratamento e o transporte tem agravado a situação. “Sem condições de bancar o tratamento, ela não está conseguindo vaga através da rede pública mesmo com decisão judicial no CEREN e no Instituto Inclusivamente”, detalhou.

A mãe ainda enfatizou as crises do filho em andar de ônibus e a impossibilidade de utilizar o transporte público para levá-lo à terapia. A situação evidencia a necessidade urgente de soluções adequadas e acessíveis para famílias que enfrentam desafios semelhantes.

Nossa reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Araras para obter um posicionamento sobre o caso e possíveis medidas para resolver o problema. Até o momento, aguardamos um retorno.

A situação dessa mãe e seu filho ressalta a importância de um sistema de saúde inclusivo e acessível para todas as crianças com necessidades especiais. Continuaremos acompanhando o caso e trazendo atualizações sobre o desenrolar desta situação.

RESPOSTA DE ESCLARECIMENTO CEREN SÃO LEOPOLDO MANDIC

Na manhã deste Sábado 16 de novembro de 2024, o CEREN São Leopoldo Mandic tomou conhecimento da publicação realizado no site Portal Repórter Beto Ribeiro “FALA do POVO”, em que a mãe de uma criança relata dificuldade em conseguir atendimento no CEREN para o filho portador de Transtorno Espectro Autista.

Diante das informações relatadas pela mãe, o CEREN São Leopoldo Mandic vem por meio deste esclarecer:

1. O CEREN São Leopoldo Mandic possui convênio com a Secretária da Saúde de Araras/SP, cujo objeto do convênio é ofertar atendimento para 55 pessoas/pacientes portadores de Transtorno Espectro autista.
2. Atualmente o CEREN São Leopoldo Mandic realiza atendimento a 69 pacientes de forma contínua e mais 4 pacientes em avaliação para iniciar os atendimentos, ou seja, neste momento encontra-se com 32% além do que está contratualizado.
3. O CEREN São Leopoldo Mandic mantém e manterá os atendimentos sem prejuízo aos pacientes atendidos mesmo diante dos atrasos dos repasses da Prefeitura Municipal de Saúde para custeio dos atendimentos.

Em contato com a administração do Serviço, o Diretor de Operações de Serviços de Saúde do Grupo São Leopoldo Mandic Cesar Pinheiro esclarece que não há nenhuma inconformidade ou irregularidade com os atendimentos realizados no CEREN, *“o CEREN realiza 1/3 a mais de atendimentos além do que está contratualizado e não há nenhum problema nisso, esse sempre foi o compromisso da Mandic com a Saúde Publica de Araras/SP, sempre contribuir além daquilo que esta contratualizado e assim está sendo feito e cumprido.”

Ao ser questionado por essa reportagem sobre o atraso dos repasses do município para pagamento dos convênios existentes com a entidade, Cesar Pinheiro confirma que atualmente a entidade possui 7 convênios com o município de Araras/SP que vão desde os atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento e UPA, Consultas Medicas em Ambulatório de Especialidades ao CEREN que somam mais de 23 mil atendimentos por mês realizados para a população de Araras/SP.

“Sim, existem atrasos no pagamento em todos os convênios desde as Unidades de Pronto Atendimento UPA e PA, e também no convênio para atendimento à pessoas Portadoras de Transtorno Espectro Autista, onde a Secretaria da Saúde não realiza pagamento desde fevereiro de 2024, mas é importante deixar claro que mesmo diante de todos os atrasos, os atendimentos de todos os convênios de prestação de serviços de saúde firmados pela entidade não sofreram nenhum prejuízo à população e pacientes, e ainda, mantemos todos os compromissos com funcionários, médicos e fornecedores em dia”.

Nossa reportagem teve acesso aos convênios da entidade com o município e segundo levantamento realizado, atualmente o atraso no pagamento da Prefeitura de Araras com a entidade somam aproximadamente mais de 10 milhões de reais e que não houve nenhuma interrupção de atendimento dos serviços pela entidade até o presente momento.

Artigos Relacionados

Motoristas reclamam das más condições da Avenida Carola em Araras, SP

Uma mulher, que preferiu não se identificar, desabafou sobre a realidade vívida pelos usuários do...

FALA POVO: Moradores reclamam de escuridão em rua do Jardim José Ometto 3 em Araras, SP

"Já entrei em contato com os dois órgãos, mas nenhum deles toma exceções. Enquanto isso,...

FALA POVO: Mulher denuncia precariedade e riscos durante transporte de ambulância de Araras, SP

Entre os problemas apontados, a ambulância não possuía local adequado para instalar uma cadeirinha infantil,...

Últimas Notícias