NOVEMBRO NEGRO: Coletivo Tia Ciata promove palestra antirracista em Araras, SP

A palestra abordou a evolução das leis antirracistas no Brasil, destacando a estrutura social discriminatória que perpetuou a exclusão da população negra por 400 anos.

No último dia 27/11, o coletivo Tia Ciata, organização sem fins lucrativos, realizou uma palestra antirracista na UFSCar – Campus Araras (SP). A ação faz parte da Agenda Unificada do Novembro Negro, contando com as advogadas Mayara Campos e Adriana Damas, membros da Comissão de Igualdade Racial da OAB e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da cidade de Leme (SP).

“A Lei da Injúria Racial”: uma perspectiva histórica

A palestra abordou a evolução das leis antirracistas no Brasil, destacando a estrutura social discriminatória que perpetuou a exclusão da população negra por 400 anos. As advogadas explicaram didaticamente a diferença entre racismo, preconceito e injúria racial, oferecendo exemplos práticos e estratégias de combate judicial.

Participação da plateia e necessidade de ações antirracistas

A interação com a plateia reforçou a necessidade de iniciativas como essa, diante do racismo estrutural, institucional e pessoal. Estudantes da UFSCAR compartilharam suas experiências, destacando a importância de educação e conscientização.

Protocolos antirracistas: uma urgência

Daniele Costa, presidente do Coletivo Tia Ciata, defendeu a criação de protocolos antirracistas em repartições públicas para coibir e punir racistas. O Coletivo Tia Ciata desenvolve atividades antirracistas em Araras e região, oferecendo letramento racial crítico para professores, alunos, funcionários públicos e a comunidade.

Já no dia 28, também na UFSCAR de Araras, houve uma oficina de toques e cânticos Sacros do Yorubá e o cortejo de um Baobá, que é uma árvore símbolo da ancestralidade africana.

Artigos Relacionados

Criança sofre queimaduras graves após desafio viral chamado “amarelinha de fogo” em Araras, SP

Segundo relato da mãe, que preferiu não se identificar para preservar a identidade do filho,...

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Últimas Notícias