Santa Casa emite NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre atendimentos do Pronto Socorro em Araras, SP

A direção da Santa Casa afirmou que nunca houve impedimento por parte de nenhum órgão de controle para o atendimento de Pronto Socorro à população.

Nesta segunda-feira (2), a Santa Casa de Araras (SP) divulgou uma nota esclarecendo que o Pronto Socorro da instituição continua atendendo normalmente a população e recebendo os casos mais críticos.

A nota foi divulgada em resposta a informações distorcidas que circularam na cidade recentemente. A direção da Santa Casa afirmou que nunca houve impedimento por parte de nenhum órgão de controle para o atendimento de Pronto Socorro à população.

Esclarecimentos sobre o Tribunal de Contas

Contrariando boatos recentes, a Santa Casa esclareceu que não há nenhuma decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que proíba uma instituição de firmar convênios com órgãos públicos. O Tribunal apenas fez recomendações para a separação de algumas estruturas operacionais, como a farmácia, e a criação de estruturas administrativas específicas do hospital.

Decisão da Administração Municipal

Após calcular os custos dessas mudanças recomendadas, a atual gestão municipal decidiu não arcar com as despesas permitidas para a manutenção do Pronto Socorro da Santa Casa. Em vez disso, direcionou os recursos para outra instituição privada, apta a prestar serviços de pronto atendimento de baixa complexidade, atendendo casos mais simples e com menor custo operacional. Assim, o Pronto Socorro da Santa Casa continua focado em casos críticos, como fraturas, gestantes com mais de 28 semanas de gravidez, AVC, infarto do miocárdio, entre outros.

Funcionamento do Pronto Socorro

Apesar das mudanças, o Pronto Socorro da Santa Casa nunca deixou de funcionar. Com a decisão da administração municipal, a direção da Santa Casa reestruturou o PS, que agora é referenciado e resolve os casos mais graves de Araras e região. O PS da Santa Casa recebe, em média, quase 1.100 pacientes por mês encaminhados para outros pronto-atendimentos, incluindo gestantes.

A Santa Casa cobre integralmente os custos do Pronto Socorro referenciado, que continua sendo vital para a população, salvando vidas e atendendo os casos mais críticos. Não há inquérito, processo ou qualquer demanda judicial em curso contra a Santa Casa de Araras devido aos serviços de excelência prestados pelo Pronto Socorro.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Artigos Relacionados

Deputado Federal Mário Frias destina R$ 4 milhões em emenda parlamentar para a Rede de Saúde São Leopoldo Mandic

A direção da São Leopoldo Mandic agradeceu o apoio parlamentar e destacou que os investimentos...

Casa Ismael Biaggio é inaugurada como nova sede administrativa da FunSayão em homenagem ao saudoso filantropo em Araras, SP

A cerimônia de descerramento da placa contou com a presença de autoridades locais, membros da...

Rede de Saúde São Leopoldo Mandic realiza cerca de mil atendimentos diários pelo SUS em Araras, SP

A informação foi repassada à nossa reportagem pelos diretores da Rede, César Pinheiro e Dr....

Últimas Notícias