Preço da carne dispara e deixa churrasco mais caro

Consumidor reclama do aumento e especialistas debatem as causas e soluções para a alta no valor das carnes em 2025.

O ararense Rodrigo, sentiu no bolso o impacto do aumento no preço da carne. Acostumado a fazer churrascos nos fins de semana, ele tem tido dificuldades para manter a tradição. “Antes eu comprava acém e patinho e até picanha sem pensar duas vezes, mas agora está tudo muito caro. O governo não faz nada para ajudar quem é pobre. Só fica mais difícil viver assim”, desabafa.

Churrasco da família do Rodrigo nos finais de semana

De acordo com dados do IBGE, o preço da carne bovina subiu 20,84% em 2024, a maior alta dos últimos cinco anos. Cortes populares como acém (25,2%), patinho (24%) e contrafilé (20%) foram os que mais aumentaram. Esse crescimento foi um dos principais responsáveis pela inflação dos alimentos no ano passado, que avançou 7,69%.

Por que a carne está tão cara?

O economista Renato Silva explica que o aumento é resultado de uma combinação de fatores. “O ciclo da pecuária está em um momento de baixa oferta, já que nos últimos dois anos houve muitos abates. Além disso, a seca e as queimadas prejudicaram os pastos, o que elevou os custos de produção. Também não podemos esquecer que o Brasil bateu recordes de exportação de carne, o que reduz a quantidade disponível no mercado interno”, destaca.

Silva acredita que a situação pode demorar a melhorar. “É provável que o preço continue alto em 2025 e até 2026, já que a reposição do rebanho leva tempo.”

A economista Ana Pereira, especialista em políticas públicas, defende que o governo tem feito o possível para aliviar a situação. “O aumento do salário mínimo e a redução do desemprego ajudaram muitas famílias a terem mais renda para comprar carne. O governo também tem investido em políticas para melhorar a produção agrícola, mas isso leva tempo para gerar impacto”, argumenta.

Já o analista de mercado Carlos Mendes, crítico das políticas atuais, vê a situação de outra forma. “O governo prioriza as exportações para aumentar a arrecadação e esquece do mercado interno. Enquanto isso, o pobre paga caro no mercado e vê o churrasco virar luxo. Falta planejamento para garantir que o brasileiro tenha acesso a um preço justo”, dispara.

Artigos Relacionados

Assistência Familiar Consoni informa os sepultamentos deste domingo (6) em Araras, SP

Com informações do Velório Municipal disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal.O site Repórter Beto...

Prefeitura cria programa para quitar dívidas e evitar colapso nos serviços públicos em Araras, SP

A iniciativa abrange débitos processados e não processados, sendo que os não processados poderão ser...

Descarte de entulho nas ruas pode render multa de mais de R$ 2 mil em Araras, SP

A Prefeitura orienta que os moradores contratem caçambas particulares caso precisem fazer o descarte de...

Últimas Notícias