Prefeitura intensifica fiscalização de mato alto em calçadas e imóveis em Araras, SP

Manter esses ambientes sem cuidados aumenta a proliferação de focos do mosquito da dengue e de animais peçonhentos; proprietários podem ser multados.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, intensifica a fiscalização de imóveis – com construção ou não – que estejam infringindo o código de posturas do município e deixando o mato alto na parte interna ou externa, como calçadas, guias e sarjetas.

A notificação da Fiscalização Urbana é válida por um ano, ou seja, nesse período o proprietário deve manter o local limpo, senão pode ser multado entre dois e 20 mil reais. “Quando é feita a notificação, trata-se de um aviso para manter o imóvel limpo durante todo esse período de validade, caso contrário, não tem outra notificação, e sim a aplicação direta da multa.”, explica o fiscal urbano, Wallasy Carlos.

A ação é prevista pelo Código de Posturas do Município, instituído pela Lei Complementar, nº 167, de 7 de janeiro de 2021. Depois da aplicação da multa, o proprietário tem sete dias para regularizar a situação. “Caso não seja feita a limpeza do local pelo proprietário, a Prefeitura fará a limpeza e cobrará pelo serviço”, afirma o fiscal.

A limpeza dos terrenos, construções e passeios públicos é sempre de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e ela é muito importante especialmente neste momento, por conta da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e de outros animais como aranhas, ratos e escorpiões.

Artigos Relacionados

Projeto “Aqueça um Coração” mobiliza estudantes da Faculdade São Leopoldo Mandic para levar calor humano a idosos de Araras, SP

A iniciativa nasceu do desejo de oferecer mais do que proteção contra o frio: acolhimento,...

Prefeito Irineu Marreto prorroga proibição de entulho nas ruas por mais 6 meses e anuncia criação de novos ecopontos em Araras, SP

De acordo com o prefeito, o prazo extra é necessário para que a administração municipal...

Prefeito Irineu Maretto anuncia criação do Centro de Atendimento Infantil em Araras, SP

A medida visa apoiar pais de recém-nascidos, promovendo a saúde e o bem-estar infantil por...

Últimas Notícias