Advogada Dra. Francielli Palma Maciel esclarece dúvidas sobre partilha de bens

Para evitar desgastes e problemas futuros, ela recomenda que as partes envolvidas busquem orientação jurídica especializada.

A partilha de bens é um dos principais pontos de atenção em casos de testemunho ou falecimento de um dos parceiros. Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, conversamos com a advogada Dra. Francielli Palma Maciel , especialista em Direito de Família e Sucessões.

De acordo com um profissional, a partilha de bens ocorre quando há a necessidade de dividir o patrimônio entre herdeiros ou ex-cônjuges, respeitando o regime de bens adotado no casamento ou na união estável. “O regime de comunhão parcial, por exemplo, determina que todos os bens adquiridos durante o casamento sejam partilhados, enquanto a separação total garante que cada parte mantenha os seus próprios bens”, explica Dra. Francielli.

No caso de falecimento, a advogada destaca que os herdeiros necessários – como filhos e participação – direitos têm garantidos por lei. “A sucessão pode ser testada ou legítima. No primeiro caso, o falecido deixou um testamento especificando a divisão de seus bens. Já na sucessão, os bens são divididos conforme as regras do Código Civil”, afirma.

A especialista também alerta sobre a importância de um planejamento patrimonial adequado. “Muitos conflitos podem ser evitados com um planejamento sucessório, que inclui testamento, doação em vida e outros instrumentos jurídicos que garantam a vontade do titular dos bens”, destaca.

Para evitar desgastes e problemas futuros, ela recomenda que as partes envolvidas busquem orientação jurídica especializada. “Cada caso tem suas particularidades, e um advogado pode auxiliar na melhor solução para garantir a segurança patrimonial de todos os envolvidos”, finaliza.

Se você tem dúvidas sobre partilha de bens ou deseja mais informações sobre planejamento patrimonial, procure um profissional especializado.

Artigos Relacionados

Prefeitura cria programa para quitar dívidas e evitar colapso nos serviços públicos em Araras, SP

A iniciativa abrange débitos processados e não processados, sendo que os não processados poderão ser...

Descarte de entulho nas ruas pode render multa de mais de R$ 2 mil em Araras, SP

A Prefeitura orienta que os moradores contratem caçambas particulares caso precisem fazer o descarte de...

Prefeito Irineu Maretto anuncia construção de Paço Municipal para centralizar serviços e economizar R$ 280 mil com aluguéis em Araras, SP

A construção do novo Paço será custeada com a venda de terrenos públicos, podendo gerar...

Últimas Notícias