Aplicação da avaliação objetiva aconteceu nesta quinta-feira; programa da instituição que é referência SUS regional atraiu 13 candidatos para duas vagas em Clínica Médica.

A Santa Casa de Araras (SP) aplicou nesta quinta-feira (13) a prova objetiva que faz parte do processo de seleção de candidatos que desejam fazer Residência Médica na instituição, na especialidade de Clínica Médica.
A prova foi aplicada, no total, a 13 candidatos inscritos, obedecendo edital publicado pela instituição em janeiro deste ano. A proporção da disputa ultrapassou 6 candidatos por vaga, já que estão sendo oferecidas duas vagas no processo.
Além da aplicação da prova também é realizada a análise curricular de todos os candidatos que comparecem à prova objetiva.
A Residência Médica, que dura dois anos para Clínica Médica, é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Pode ser médico residente o profissional graduado, com registro no CRM/CFM que, após ser selecionado por processo seletivo da instituição desejada, é admitido em um Programa de Residência Médica na especialidade escolhida, para que possa adquirir competências que irão conferir a ele o título de especialista.
Próximas etapas
De acordo com o edital do Programa de Residência Médica 2025 da Santa Casa de Araras, neste dia 14 foi divulgado no site da Santa Casa (www.iscma.com.br) o Gabarito Preliminar e em seguida o Resultado da Prova Objetiva e da Análise Curricular.
Ainda conforme o edital, no dia 18 a Santa Casa divulgará a classificação final dos candidatos, e os aprovados terão os dias 20 e 21 de fevereiro para realizar a matrícula. Já a Residência Médica propriamente dita se inicia em 1º de março.
De acordo com o Informe Técnico “Radar da Demografia Médica no Brasil” relativo a 2024, elaborado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no Brasil, pouco mais de mil instituições de saúde oferecem programas de Residência Médica.
“Para a Santa Casa de Araras realizar o Programa de Residência Médica é, além de um orgulho, também uma grande responsabilidade, pois estamos contribuindo de forma prática, com a formação de novos profissionais médicos especialistas de excelência”, diz o provedor Eduardo de Moraes.
Para mais informações, basta acessar o site www.iscma.com.br e clicar no ícone Residência Médica 2025.
