Venda casada é ilegal e pode ser denunciada, alerta advogado Dr. Rogério Romanin

Além disso, ele destaca que empresas que praticam venda casada podem ser multadas e até responder judicialmente.

A prática da venda casada é ilegal e pode trazer prejuízos aos consumidores desavisados. O advogado Dr. Rogério Romanin alerta que essa conduta, muitas vezes imposta por estabelecimentos comerciais, fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ser denunciada.

De acordo com o artigo 39, inciso I, do CDC, a venda casada ocorre quando um fornecedor condiciona a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro, sem dar ao consumidor a opção de escolha. “Isso acontece, por exemplo, quando um banco obriga o cliente a contratar um seguro para liberar um financiamento ou quando um cinema proíbe a entrada com alimentos comprados fora do local”, explica Dr. Romanin.

O advogado ressalta que o consumidor deve ficar atento e denunciar casos desse tipo aos órgãos de defesa, como o Procon. Além disso, ele destaca que empresas que praticam venda casada podem ser multadas e até responder judicialmente.

Caso tenha sido prejudicado dessa prática, o consumidor tem o direito de exigência do cancelamento da compra indevida e até solicitar indenização por eventuais prejuízos. “O ideal é sempre guardar comprovantes, como contratos, recibos e trocas de mensagens, para fortalecer a denúncia”, orienta Dr. Rogério Romanin.

Se você passou por uma situação semelhante, procure um advogado especialista para garantir seus direitos.

Artigos Relacionados

Advogada Dra. Franciele Palma Maciel esclarece: quem tem direito à rescisão trabalhista em caso de falecimento do funcionário?

Segundo a advogada, a morte do empregado encerra o vínculo trabalhista e gera direitos rescisórios,...

Nova tarifa de pedágio entra em vigor nas rodovias administradas pela Arteris Intervias a partir de 1º de julho

Valores atualizados seguem determinação da ARTESP com base no índice IPCA; investimento contínuo da concessionária...

Últimas Notícias