Após decisão do TJSP, prefeitura é obrigada a demitir 288 funcionários e abre edital às pressas em Araras, SP

O edital recém-publicado prevê a seleção de profissionais para diferentes áreas, visando suprir a demanda da administração pública sem interrupções nos serviços prestados à população.

A Prefeitura de Araras (SP), anunciou a abertura de um edital para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva, em razão do desligamento de 288 funcionários temporários previsto para abril deste ano. O desligamento ocorre após a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal Complementar nº 4, de 12 de abril de 2011, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 2238668-85.2024.8.26.0000.

A legislação revogada servia de base para as contratações temporárias realizadas pela administração municipal nos anos de 2023 e 2024. Com a decisão do TJSP, a Prefeitura precisou elaborar um novo dispositivo legal para regulamentar essas contratações.

Para garantir a continuidade dos serviços essenciais, foi sancionada a Lei Complementar nº 274, de 10 de março de 2025, que dispõe sobre a contratação temporária por excepcional interesse público na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal. A nova legislação foi publicada na edição nº 2.577 do Diário Oficial do Município no último dia 10.

O edital recém-publicado prevê a seleção de profissionais para diferentes áreas, visando suprir a demanda da administração pública sem interrupções nos serviços prestados à população. Os detalhes sobre prazos, cargos disponíveis e critérios de seleção devem ser divulgados nos próximos dias pela Prefeitura.

Os servidores temporários que serão desligados em abril foram contratados sob a vigência da legislação declarada inconstitucional. Agora, com a nova lei em vigor, o município busca regularizar a situação e dar continuidade às contratações dentro dos parâmetros estabelecidos pelo novo regramento jurídico.

A Prefeitura orienta os interessados a acompanharem as próximas publicações no Diário Oficial e nos canais oficiais do governo municipal para mais informações sobre o processo seletivo.

As vagas são para: coveiro, TARM (técnicos auxiliares de regulação médica), operador de rádio, servente feminino e masculino, motorista, programador, monitor educacional, professor de educação especial, professor de educação básica e nutricionista.

As inscrições começaram nesta sexta-feira (14) e vão até o domingo (23) pelo site https://araras.sp.gov.br/processo-seletivo/. Em caso de dúvidas, o candidato deverá enviá-las para o e-mail: [email protected]. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

A previsão é que a prova objetiva seja realizada no domingo, dia 30 de março. O edital de convocação, com data, local e horário das provas será divulgado a partir do dia 27 (quinta-feira), no DOE.

Artigos Relacionados

Servidores com parentes deficientes tem jornada de trabalho reduzida em Araras, SP

Prefeitura regulamentou jornada especial por meio de decreto; redução da carga horária pode chegar a...

Prefeito Irineu Maretto participa de evento do Tribunal de Contas do Estado

Santa Gertrudes sediou um dos 20 encontros da 29ª edição do Ciclo de Debates com...

OAB realiza solenidade de entrega de carteiras a novos advogados de Araras, SP

A solenidade também foi marcada por momentos de emoção, com discursos inspiradores e homenagens aos...

Últimas Notícias