Por meio desse acordo, as instituições participantes terão acesso à liberação de um sistema que permitirá aos comerciantes acionar o Centro de Operações Integradas (COI) mesmo antes da ocorrência de crimes, possibilitando a adoção de medidas preventivas em tempo hábil.

Com a realização do 1º Encontro de Guardas Civis Municipais, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras (SP) firmou um convênio com a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM) e passou a integrar uma rede de monitoramento composta por 46 municípios paulistas.
Por meio desse acordo, as instituições participantes terão acesso à liberação de um “Botão de Pânico”, que permitirá aos comerciantes acionar o Centro de Operações Integradas (COI) mesmo antes da ocorrência de crimes, possibilitando a adoção de medidas preventivas em tempo hábil.
Todo o procedimento não acarretará qualquer custo para os comerciantes. Os interessados deverão comparecer à sede do COI, localizada na Rua Coronel André Ulson Junior, nº 70, das 9h às 15h, munidos da documentação que comprove o registro do seu estabelecimento, para que seja efetuado o cadastro no sistema.
Essa inovação visa proporcionar maior agilidade na mobilização das forças de segurança, garantindo uma resposta rápida e eficaz em situações de risco. Ao permitir que os comerciantes acionem o COI de maneira preventiva, o convênio não só amplia a eficácia das ações de monitoramento, como também contribui para a redução dos índices de criminalidade.
A aproximação entre o setor comercial e os órgãos de segurança fortalece o sentimento de comunidade e cria um ambiente mais seguro para a realização das atividades econômicas, promovendo uma integração dos esforços que favorece intervenções rápidas e coordenadas.
