“Ex-gordo” e agora influenciador, vai encarar procedimentos estéticos. Mas afinal, o que são essas cirurgias e quem pode fazer?

O jornalista é influenciador digital João Crispim, conhecido por compartilhar sua trajetória de emagrecimento, usou seu Instagram para anunciar que passará por duas cirurgias estéticas: abdominoplastia e correção de ginecomastia. Os procedimentos serão realizados pelo cirurgião plástico Dr. Marcelo Montoni, em Araras (SP), e despertaram curiosidade entre os seguidores sobre o que envolvem essas intervenções.
Afinal, o que é abdominoplastia e ginecomastia?
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para remover o excesso de pele e gordura do abdômen, comum após grandes perdas de peso. Também pode envolver o fortalecimento da musculatura abdominal. Já a ginecomastia é a correção do aumento das mamas em homens, causado por excesso de glândula mamária ou gordura.
“Essas são cirurgias combinadas, o que significa que são feitas juntas, no mesmo procedimento. Levam cerca de seis horas”, explica Dr. Montoni. Segundo ele, o protocolo que segue começa pela correção da ginecomastia, seguida pela abdominoplastia.
Quem pode fazer? Só mulheres?
Ao contrário do que muitos pensam, esses procedimentos não são exclusivos para mulheres. Homens também podem — e devem — procurar ajuda quando o excesso de pele ou volume nas mamas afeta autoestima e bem-estar. A indicação médica é fundamental, assim como estar com a saúde em dia e o peso estabilizado.
E a recuperação?
O pós-operatório exige cuidados. O paciente precisa usar cinta modeladora, fazer sessões de drenagem linfática e caminhar logo no dia seguinte à cirurgia. A internação costuma durar 24 horas. “O objetivo é evitar complicações e garantir uma recuperação mais rápida e segura”, reforça o médico.
João afirma que decidiu operar para se sentir melhor consigo mesmo. “Depois de perder mais de 30 kg, fiquei com excesso de pele e isso ainda me incomoda. Agora é a hora de cuidar disso e fechar esse ciclo”, disse.
