A doação não altera o valor a pagar ou a receber da declaração — apenas redireciona parte do imposto para iniciativas locais.

A Receita Federal recebe até o dia 30 de maio as declarações do Imposto de Renda 2025, e os contribuintes pessoa física têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitos ararenses. Isso porque é possível destinar até 6% do valor do imposto devido para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa de Araras, SP.
Com esse gesto solidário, o contribuinte ajuda a garantir a continuidade do trabalho de entidades sociais que atuam no município, sem nenhum custo adicional. A doação não altera o valor a pagar ou a receber da declaração — apenas redireciona parte do imposto para iniciativas locais.
Como funciona
Para fazer a doação, o contribuinte deve escolher a Declaração Completa (por Deduções Legais) no programa da Receita Federal. Após preencher todos os dados da declaração, o sistema irá calcular automaticamente o valor que pode ser destinado.
A legislação permite a destinação de até 3% para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e mais 3% para os Fundos da Pessoa Idosa, totalizando 6% do imposto devido.
Empresas optantes pelo Lucro Real também podem participar, destinando até 1% do imposto para os fundos. Contribuintes que pagam o carnê-leão — como médicos, dentistas, autônomos e proprietários de imóveis que recebem aluguéis — também estão autorizados a doar.
