Operação da Polícia Militar Ambiental apreende mais de 130 animais exóticos em cativeiro irregular em Rio Claro, SP

No total foram localizados 135 animais exóticos, entre aves e serpentes, sem a devida licença ambiental.

Durante a “Operação Abril Vermelho”, a Polícia Ambiental apreendeu, na terça-feira (29), 137 animais exóticos mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência em Rio Claro (SP). A ação ocorreu após denúncia de tráfico e maus-tratos, e resultou em dois autos de infração ambiental, que somaram R$ 44.400,00 em multas.

Segundo o registro da ocorrência, a equipe da 2ª Companhia do 3° Pelotão do 5° BPAmb abordou um indivíduo nas proximidades da agência dos Correios. Ele havia acabado de enviar duas serpentes Corn Snake (Pantherophis guttatus) via serviço postal para a cidade de Arapongas (PR), acondicionadas em embalagens pequenas e inadequadas, sem alimentação, configurando maus-tratos.

O homem admitiu que havia mais animais em sua casa. A equipe o acompanhou até a residência, onde foram localizados 135 animais exóticos, entre aves e serpentes, sem a devida licença ambiental. Dentre os animais apreendidos estavam:

  • 07 Red Rumpd (Psephotus haematonotus)

  • 02 Roselas (Platycercus)

  • 10 Agapornis (Agapornis roseicollis)

  • 04 Kakariki (Cyanoramphus)

  • 106 Corn Snake (Pantherophis guttatus)

  • 08 King Snake (Lampropeltis getula)

No local também foram encontrados outros 265 animais domésticos exóticos mantidos em boas condições. Porém, uma nova caixa pronta para envio, contendo mais três serpentes Corn Snake em situação de maus-tratos, foi encontrada em um quarto.

A veterinária Beatriz, do Bem Estar Animal de Rio Claro, atestou os maus-tratos. A perícia documentou todo o material e os animais. Os autos de infração foram lavrados por maus-tratos e por introdução de espécies exóticas no Estado sem autorização do órgão competente, conforme a Resolução SIMA 005/21. O caso foi encaminhado ao plantão policial, onde foi registrado boletim com base nos artigos 31 e 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/98).

Artigos Relacionados

Ladrões roubam moto em plena luz do dia no Jardim Santa Efigênia em Araras, SP

A Polícia Militar foi acionada e fez buscas pela região, mas até o momento ninguém...

#EXCLUSIVO: Carro utilizado para fuga após homicídio é encontrado queimado na zona rural de Araras, SP

Foram encontrados diversos estojos de munições calibre .380 e .40 espalhados pela cena do crime.Um...

#EXCLUSIVO: Casa do ex-secretário municipal de Justiça é alvo de disparos de arma de fogo em Araras, SP

Raphael Teixeira de Oliveira disse não ter recebido ameaças, mas suspeita que o ataque esteja...

Últimas Notícias