Megaoperação “Hitman” da Polícia Civil desmantela grupo criminoso com atuação na região de Limeira, SP

O grupo mantinha ramificações em cidades como Araras, Leme, Conchal e até fora do Estado.

Uma megaoperação da Delegacia de Investigações Gerais de Limeira (SP), batizada de Operação Hitman, foi deflagrada nesta segunda-feira (5) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa formada por policiais militares, guardas civis municipais e criminosos civis. O grupo atuava principalmente na região de Limeira e mantinha ramificações em cidades como Araras, Leme, Conchal e até fora do Estado.

De acordo com o boletim de ocorrência, o grupo é investigado por uma série de crimes graves, incluindo tráfico de drogas e armas, roubos, adulteração de veículos, corrupção ativa e passiva e homicídios. Segundo as investigações, os crimes teriam como alvo membros de uma facção criminosa paulista, em uma disputa por rotas estratégicas do tráfico de drogas, como a conhecida “Rota Caipira”, que liga o interior de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão temporária. Ao todo, nove pessoas foram presas por ordem judicial, entre elas um policial militar e um guarda civil municipal. Outras três foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um dos alvos, que estava foragido, foi capturado em um hotel na cidade de Gramado (RS), graças à ação conjunta com a Polícia Civil gaúcha.

As investigações apontam que o grupo agia com alto poder ofensivo, utilizando armamento pesado, veículos clonados e táticas paramilitares, como emboscadas e o uso de “sicários” – assassinos de aluguel. Um dos casos mais graves citados no boletim envolve o roubo de um arsenal na cidade de Araras, onde, durante o cumprimento de mandado, foi encontrado um verdadeiro equipamento de guerra dentro de um dos veículos monitorados por ligação com homicídios.

O delegado Leonardo Burger, da DIG/Dise de Limeira, não descartou a possibilidade de outros agentes públicos estarem envolvidos.“O objetivo daqui para frente é identificar mais membros, elucidar mais crimes e reunir uma quantidade de elementos significativa. Assim a gente consegue encaminhar [o caso] ao Ministério Público, a fim de que esses indivíduos presos hoje possam pegar condenações importantes”, afirmou.

Guarda Civil Municipal de Araras é alvo da operação

A sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Equipes da Polícia Civil estiveram no local na manhã desta segunda-feira para cumprimento da ordem judicial.

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, emitiu nota oficial informando que acompanhou e prestou apoio integral à operação. A administração municipal confirmou que três guardas civis municipais são investigados e foram afastados preventivamente. Um deles encontra-se foragido.

Segundo a nota, o caso está sendo acompanhado pela Corregedoria da GCM, e a Secretaria reforça que permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Os presos em Araras e Leme foram encaminhados à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira e, posteriormente, levados à Cadeia Pública da cidade. As investigações seguem em andamento e devem resultar em novas diligências nos próximos dias.

Anúncio

Artigos Relacionados

Polícia Militar prende mulher em flagrante por tráfico de drogas em Araras, SP

Na abordagem os policiais encontraram 3 eppendorfs com substância análoga à cocaína em sua mão. Durante a varredura no ponto onde ela estava, foram...

Polícia Militar prende dupla por tentativa de furto em Araras, SP

Durante patrulhamento no Parque Ecológico, após um furto ocorrido minutos antes, os policiais visualizaram três indivíduos próximos a uma motocicleta. Ao perceberem a aproximação...

Engavetamento deixa duas pessoas gravemente feridas na Rodovia Wilson Finardi em Araras, SP

Os veículos – entre eles um Mercedes-Benz 2041, um Citroën C3 e um Toyota Etios – estavam parados por conta da sinalização da obra...

Últimas Notícias