18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; alunos da rede pública participaram do ato.

Uma passeata realizada nesta sexta-feira (16) na Praça Barão de Araras marcou a comemoração do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é celebrada em 18 de maio. “Estamos aqui hoje para alertar toda a sociedade sobre a importância deste dia e sobre quais atitudes devem ser tomadas”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Laura Botezelli.
O ato simbólico foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado de Proteção das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e as secretarias de Assistência Social e de Educação.
Alunos das redes municipal e estadual de ensino da cidade participaram da passeata, além das fanfarras das escolas Emef “Profª. Adalgisa Perim Balestro Franzini” e E.E. “Profª Yolanda Salles Cabianca”.
Faça Bonito
A campanha nacional sobre o 18 de maio, existente há 25 anos, usa o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo da data é falar sobre os diversos tipos de violência e exploração que crianças e adolescentes podem sofrer, e orientá-las tanto para prevenir, como para denunciar, caso esses crimes aconteçam.
Maio Laranja
Outras ações acontecem em Araras neste mês de conscientização, conhecido como Maio Laranja. Na próxima quarta-feira (21), acontece a palestra “Tecendo Redes de Proteção: e enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil nas suas diversas faces” na Câmara Municipal de Araras, com a participação dos alunos da Emef “Antônia Marques Dahmen”.
O evento será ministrado por Ingrid Nepomuceno, assistente social da Secretaria Municipal de Educação e presidente do Comitê de Escuta Especializada, e Carla Camillo, psicóloga e coordenadora da Saúde Mental. No mesmo dia também acontece o lançamento da Procuradoria da Infância, na própria Câmara.
Também no dia 21, às 10h, a equipe do Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social) faz uma roda de conversa com as família atendidas.
Disque 100
Se você suspeitar ou tiver conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Acione o Conselho Tutelar pelo telefone 3542-0563 ou disque 100, serviço disponível 24 horas por dia.
