Formação está sendo vendida na internet com cobrança de taxas; cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde são sempre gratuitos.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta para um golpe que oferece um falso curso para agentes de saúde. Chamada de “Mais Saúde com Agente”, a formação falsa exige pagamento de taxas de inscrição e de exame psicotécnico.
“Soubemos de pessoas da cidade e da região que se inscreveram pelo site agentedasaude.org. Na página falsa também havia a informação de que uma prova aconteceria dia 01 de junho na Etec Prefeito Alberto Feres e na UBS “Dra. Rosa Chelminsky Teixeira”, afirma Maria Elisa Oliveira, enfermeira e coordenadora do NAES (Núcleo de Apoio em Educação e Saúde).
O Ministério da Saúde já alertou sobre essa venda de cursos falsos, destinados a Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Os cursos ofertados aos agentes são sempre gratuitos e destinados a funcionários concursados”, complementa a coordenadora.
Segundo ela, atualmente há uma turma vigente, com 17 agentes de endemias e 60 agentes comunitários. Esse curso começou em novembro de 2024 e a conclusão é em outubro deste ano. “Então, atenção! Não preencha formulários suspeitos, não informe seus dados e nem faça pagamento algum”, finalizou Elisa.
