segunda-feira, 10 novembro, 2025
Noticias de Araras

SÍNDROME DE BURNOUT: Advogado Dr. Antônio Carlos Fernandes explica qual é a responsabilidade da empresa

“Se for comprovado que o Burnout foi causado por condições como metas abusivas, pressão excessiva ou assédio, a empresa pode ser responsabilizada civil e trabalhista”, explica.

Com o aumento dos casos de esgotamento mental entre trabalhadores, a síndrome de Burnout ganhou destaque nas discussões sobre saúde ocupacional. Reconhecida pela OMS como doença relacionada ao trabalho, o Burnout pode gerar sérias consequências jurídicas para os empregadores.

Segundo o advogado trabalhista Dr. Antônio Carlos Fernandes, a empresa tem responsabilidade legal de garantir um ambiente saudável. “Se for comprovado que o Burnout foi causado por condições como metas abusivas, pressão excessiva ou assédio, a empresa pode ser responsabilizada civil e trabalhista”, explica.

Nesses casos, o trabalhador pode ter direito a indenizações, estabilidade provisória e benefícios do INSS. A empresa também deve emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e acompanhar o caso de perto.

Além disso, medidas preventivas são obrigatórias: acompanhamento da jornada, programas de saúde mental e gestão humanizada são fundamentais. “O cuidado com a saúde mental não é apenas uma questão ética, mas uma exigência legal”, alerta Dr. Antônio Carlos.

Noticias de Araras | SÍNDROME DE BURNOUT: Advogado Dr. Antônio Carlos Fernandes explica qual é a responsabilidade da empresa

Artigos Relacionados

Evento Outubro Rosa emociona e reúne mais de 50 mulheres na DLD Log Reversa em Araras, SP

Evento Outubro Rosa na DLD Log Reversa reuniu mais de 50 mulheres com palestra, sorteios e mensagens de prevenção e autocuidado.

Empresário Henrique Uccella assume gestão administrativa e operacional da Expresso Auto Bus e anuncia melhorias no transporte coletivo de Araras, SP

Segundo ele, o novo modelo de gestão prevê uma série de ações focadas na qualificação dos profissionais e na modernização do transporte coletivo.Na tarde...

SAEMA realiza captação máxima do Rio Mogi-Guaçu para garantir abastecimento de água em Araras, SP

Para aprimorar a infraestrutura e reduzir custos operacionais, o SAEMA adquiriu um novo motor e uma bomba reserva, substituindo os equipamentos alugados que eram...

Últimas Notícias