Segundo o relato das equipes, a mulher foi abordada com respeito e escuta ativa, sendo-lhe apresentada a possibilidade de ingressar no programa de acolhimento da rede municipal de assistência social.

Uma ação conjunta entre a Ronda Vulnerabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras (SP) e o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) resultou no acolhimento de uma mulher que vivia em situação de rua e havia iniciado a construção de uma moradia improvisada no Bosque Ararinha, localizado no bairro Jardim Morumbi.
Na manhã desta sexta-feira, 06 de junho de 2025, a equipe da Ronda Vulnerabilidade, formada pelo subinspetor Santos e pelo GCM 1ª Classe Bruno, se deslocou até o local após ser acionada pelo Centro POP, órgão da Prefeitura de Araras responsável pelo atendimento e acompanhamento da população em situação de rua.
Segundo o relato das equipes, a mulher foi abordada com respeito e escuta ativa, sendo-lhe apresentada a possibilidade de ingressar no programa de acolhimento da rede municipal de assistência social. A proposta foi aceita, e ela foi encaminhada para receber o devido suporte, incluindo abrigo, alimentação, higiene e acesso a serviços de saúde e assistência psicossocial.
Com a remoção voluntária da mulher do local, a estrutura improvisada foi desmontada. A ação busca evitar a ocupação desordenada do espaço público e, principalmente, reforçar a importância de procurar os serviços de acolhimento existentes na cidade, que garantem condições mais dignas e o acompanhamento necessário para a superação da situação de rua.
A Prefeitura de Araras segue reforçando a importância da cooperação entre diferentes setores públicos para oferecer caminhos reais de transformação social. Em caso de identificação de pessoas em situação de rua, a população pode entrar em contato com o Centro POP ou com a GCM de Araras para solicitar apoio.
