Jiu-Jitsu nas escolas públicas do estado de São Paulo? Projeto de Lei propõe disciplina que une esporte, saúde e valores

A proposta vai além da prática esportiva. O Jiu-Jitsu, arte marcial milenar que preza pela disciplina, respeito e autocontrole, seria ministrado em parceria com entidades esportivas qualificadas, utilizando materiais didáticos específicos e professores capacitados.

O esporte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação — e agora, ele pode chegar com mais força às salas de aula. O deputado estadual Felipe Franco propôs o Projeto de Lei 1709/2023, que visa incluir o ensino de Jiu-Jitsu como atividade extracurricular nas escolas estaduais do Estado de São Paulo.

A proposta vai além da prática esportiva. O Jiu-Jitsu, arte marcial milenar que preza pela disciplina, respeito e autocontrole, seria ministrado em parceria com entidades esportivas qualificadas, utilizando materiais didáticos específicos e professores capacitados. A medida busca proporcionar aos alunos da rede pública não apenas mais saúde e bem-estar, mas também valores essenciais para o convívio em sociedade.

“Essa é uma forma de prevenir problemas sociais, afastar os jovens da violência e criar oportunidades reais de desenvolvimento físico e emocional. O Jiu-Jitsu ensina a cair e a levantar — dentro e fora do tatame”, afirma o parlamentar.

A missão do PL 1709/2023 é clara: fortalecer a educação por meio do esporte. Com o aumento preocupante de casos de ansiedade, bullying e sedentarismo entre jovens, a presença de atividades como o Jiu-Jitsu no ambiente escolar pode funcionar como uma alternativa acessível e eficiente de cuidado com o corpo e a mente.

Se aprovado, o projeto abrirá caminho para que escolas de diversas regiões do estado possam aderir ao modelo de forma progressiva, com suporte de associações ligadas ao esporte e acompanhamento técnico.

Felipe Franco, conhecido por sua atuação em defesa do esporte como ferramenta de inclusão, já apresentou mais de 40 projetos de lei voltados à promoção da atividade física e à valorização de atletas e profissionais da área no estado de São Paulo.

O PL 1709/2023 agora aguarda tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Artigos Relacionados

Vereadora Ana Júlia Casagrande conquista R$ 400 mil para reforma de postos de saúde na zona rural de Araras, SP

“Essa emenda representa mais dignidade e qualidade no atendimento à população que vive na zona...

Deputado Federal Mario Frias destina R$ 150 mil à Fundação FUNSAYÃO de Araras, SP

Segundo o documento, os valores serão repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, assim...

Vereadora Mirian Vanessa pede reorganização de espaço físico para ampliar serviços de saúde da mulher em Araras, SP

“A ideia é garantir um atendimento mais humanizado e eficiente para as mulheres da nossa...

Últimas Notícias