A preparação da sopa está marcada para começar às 13h do dia 20 de julho, na sede da associação. Em seguida, as refeições serão distribuídas gratuitamente para as famílias da região.

Um gesto de solidariedade tem mobilizado os moradores do Jardim Aeroporto, em Araras (SP). Eles estão organizando mais uma edição do Sopão Solidário, um projeto comunitário que, há quatro anos, distribui refeições quentinhas para famílias em situação de vulnerabilidade — especialmente no inverno e no período de férias escolares.
Mas, para que a ação beneficente aconteça no próximo dia 20 de julho, a comunidade precisa da ajuda da população. Entre as necessidades mais urgentes estão alimentos, panelas grandes, utensílios de cozinha, voluntários e até eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
A repórter Isabela Chagas visitou a sede da associação local e mostrou a realidade do espaço. A geladeira industrial que existia no local não está funcionando, e atualmente os organizadores contam apenas com uma geladeira doméstica menor, o que dificulta o armazenamento dos ingredientes. O fogão maior também foi substituído por um modelo pequeno.
“Quem tiver uma geladeira em casa e puder doar, será de grande ajuda. Precisamos também de panelas grandes, aquelas caçarolas de mãe, de avó, coração gigante, que comportam bastante quantidade de alimento”, explicou Cláudia Moura, representante da área social do Cica (Centro de Integração e Cidadania de Araras), que apoia a ação.
Além dos equipamentos, o grupo também está arrecadando ingredientes para a sopa, como macarrão, legumes, verduras, carnes, temperos e outros mantimentos. As verduras, por serem perecíveis, devem ser entregues mais próximo à data do preparo.
“O Sopão é uma junção de forças entre os moradores atuantes da associação e comerciantes locais. Toda ajuda é bem-vinda”, reforçou Cláudia.
A preparação da sopa está marcada para começar às 13h do dia 20 de julho, na sede da associação. Em seguida, as refeições serão distribuídas gratuitamente para as famílias da região.
