De acordo com a operadora, a questão contratual com a Prefeitura não decorreu de desempenho ou insatisfação, mas de exigência legal, uma vez que não era mais possível realizar novos aditivos contratuais após longo período de prestação de serviços contínuos e bem-sucedidos.

O São Luiz Saúde se manifestou publicamente reafirmando seu compromisso com a qualidade do atendimento e com a verdade, após a divulgação de declarações inverídicas feitas por outra operadora, a Salusmed.
A empresa, que assumiu temporariamente o contrato emergencial de seis meses com a Prefeitura de Araras (SP), afirmou publicamente estar “substituindo um modelo limitado e alvo de reclamações” — o que, segundo o São Luiz Saúde, não corresponde à realidade.
De acordo com a operadora, a questão contratual com a Prefeitura não decorreu de desempenho ou insatisfação, mas de exigência legal, uma vez que não era mais possível realizar novos aditivos contratuais após longo período de prestação de serviços contínuos e bem-sucedidos.
“Há décadas prestamos assistência com excelência, ética e humanização aos servidores municipais e à comunidade, amparados pela estrutura sólida da Santa Casa de Misericórdia de Araras”, destacou o São Luiz Saúde.
A operadora também lembrou que a Santa Casa de Araras é centenária, referência regional e constantemente auditada por órgãos oficiais, incluindo o próprio Ministério da Saúde, “sempre com desempenho amplamente aprovado”.
Hospital único, que resolve as demandas em Araras
O São Luiz Saúde destacou que conta com um único hospital, justamente por se tratar de um hospital completo e de alta resolutividade.
“O convênio oferece uma estrutura hospitalar capaz de dar um atendimento abrangente. Uma estrutura robusta, que não obriga os conveniados a irem de um lado para o outro, inclusive em outras cidades, para ter seu atendimento garantido”, acrescentou o plano de saúde.
Resposta às alegações da Salusmed
Em resposta às declarações da Salusmed, o diretor administrativo do São Luiz Saúde, Eduardo de Moraes, classificou como “no mínimo curiosa” a postura da nova operadora.
“Mais surpreendente ainda é constatar o que, em nome da civilidade, chamaremos de uma ‘enorme contradição’ — mas que poderia ter outro nome: a mesma empresa que tenta desqualificar o modelo São Luiz Saúde busca, ao mesmo tempo, credenciar a própria Santa Casa de Araras, reconhecendo, na prática, o valor e a excelência que publicamente tenta denegrir”, afirmou.
A referência é ao fato de que a Salusmed enviou e-mail à Santa Casa, visando credenciar o hospital para prestar serviços. Para Moraes, o movimento da operadora evidencia falta de coerência e planejamento.
“Parece claro que a outra operadora está tentando — aparentemente com muita necessidade — contratar a Santa Casa de Araras, inclusive para atender os servidores municipais. Ora, a Salusmed tinha pleno conhecimento do vulto, da importância e da complexidade da estrutura necessária para fazer frente a essa clientela que agora tem a responsabilidade de atender por seis meses.
Se possui, como alardeia, ‘ampla rede de cobertura, com hospitais especializados e centros de excelência’, qual o sentido de desejar que a Santa Casa seja sua parceira?”, questionou o diretor.
Ainda segundo Moraes:
“Vale ressaltar que não há interesse por parte da Santa Casa em firmar qualquer parceria com empresa ou instituição que usa métodos altamente questionáveis para atuação.”
Atendimento segue normalizado
O São Luiz Saúde também ressaltou que segue operando normalmente, atendendo milhares de beneficiários e mantendo seu compromisso histórico com a população de Araras e região.
“O São Luiz Saúde não entra em disputas de vaidade. Preferimos continuar servindo com competência, integridade e o respeito de quem constrói reputação com trabalho, não com discursos inverídicos”, afirmou a empresa.
O diretor Eduardo de Moraes encerrou a manifestação agradecendo aos médicos e prestadores de serviço.
“Queremos que continuem conosco, pois vamos seguir atuando e nos fortalecendo ainda mais”, concluiu.




