Ações para conscientização e combate ao câncer de próstata é realizado em Leme, SP

Programação faz parte do Novembro Azul e começa nesta segunda-feira (9) nas Unidades de Saúde do município.

A Secretaria da Saúde de Leme (SP) realiza a partir desta segunda-feira (9) a campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata.

O objetivo da ação é conscientizar e chamar atenção da população do gênero masculino para os cuidados que devem ser tomados com a própria saúde, com foco na detecção precoce da doença.

De acordo com a coordenadora de Saúde de Leme, Juliane Pelissari Binotto, procedimentos como solicitação de antígeno prostático específico (PSA) e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C serão oferecidos gratuitamente.

clique na imagem e saiba mais

As Unidades de Saúde do município realizarão os exames e atendimentos da Campanha Novembro Azul, de acordo com o cronograma abaixo:

ESF Primavera, ESF Imperial, ESF Palmeiras e ESF Saulo:
Dias 9 e 23 de novembro (segundas-feiras)
ESF Quaglia, UBS Caju e UBS Taquari:
Dias 10 e 24 de novembro (terças-feiras)
UBS Sumaré:
Dias 11 e 25 de novembro (quartas-feiras)
UBS Nelma:
Dias 12 e 26 de novembro (quintas-feiras)
UBS João Leme, UBS Ariana, UBS Santa Inês, ESF Itamaraty e ESF Vanessa:
Dias 13 e 27 de novembro (sextas-feiras)
Por conta da Covid-19 serão adotadas medidas para evitar aglomeração, incluindo o distanciamento entre pessoas, uso da máscara de proteção individual e higienização constante.

Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jd. Alvorada ou pelo do telefone (19) 3573-6599.

Sintomas

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

Dor óssea
Dores ao urinar
Vontade de urinar com frequência
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen