Advogada Dra. Francielli Palma Maciel alerta sobre os riscos do “contrato de gaveta”

“É um contrato particular, assinado entre as partes, mas sem validade frente a terceiros. Ou seja, ele não transfere juridicamente a propriedade do bem”, explica.

A advogada ararense Dra. Francielli Palma Maciel, tem chamado a atenção para um tema que ainda gera muitas dúvidas entre os brasileiros: o chamado “contrato de gaveta”, uma prática comum, mas que pode trazer sérias dores de cabeça no futuro.

Segundo ela, o contrato de gaveta é aquele firmado entre comprador e vendedor de um imóvel sem a devida transferência da propriedade no cartório de registro de imóveis. “É um contrato particular, assinado entre as partes, mas sem validade frente a terceiros. Ou seja, ele não transfere juridicamente a propriedade do bem”, explica.

Dra. Francielli destaca que muitas pessoas optam por esse tipo de contrato por falta de recursos para arcar com os custos de escritura e registro, ou mesmo por desconhecimento dos riscos. “A economia nesse momento pode sair muito cara depois. Em caso de morte do vendedor, por exemplo, ou de penhora judicial do imóvel, o comprador pode perder tudo, mesmo tendo pago corretamente”, alerta.

Além dos riscos patrimoniais, o contrato de gaveta também pode dificultar a regularização futura do imóvel, inclusive impedindo o financiamento ou a venda para terceiros. “Sem o registro, o imóvel continua legalmente em nome do antigo proprietário, o que compromete totalmente a segurança jurídica da transação”, afirma.

A advogada orienta que, sempre que possível, o comprador busque formalizar a transação de forma completa, com escritura pública e registro em cartório. “E, claro, com o acompanhamento de um advogado de confiança. Essa orientação é essencial para garantir que todos os direitos estejam protegidos e que a negociação seja transparente e segura para ambas as partes”, finaliza.

Artigos Relacionados

Criança sofre queimaduras graves após desafio viral chamado “amarelinha de fogo” em Araras, SP

Segundo relato da mãe, que preferiu não se identificar para preservar a identidade do filho,...

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Últimas Notícias