Advogada Dra. Francielli Palma Maciel destaca lei que garante assistência a pessoas com autismo e TDAH

Ela chama atenção ainda para o direito de prioridade no atendimento, isenção de impostos para veículos adaptados e adaptações escolares para garantir a inclusão de pessoas com autismo e TDAH.

A advogada Dra. Francielli Palma Maciel, tem reforçado a importância da legislação que assegura assistência a indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Segundo a Dra. Francielli, a Lei nº 12.764/2012, conhecida como a “Lei Berenice Piana”, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e garante a essas pessoas os mesmos direitos de qualquer cidadão, como acesso à educação, saúde, assistência social e atendimento especializado.

Além disso, ela ressalta que recentes atualizações legislativas e interpretações judiciais têm reconhecido também o direito à assistência para pessoas com TDAH, especialmente em ambientes escolares e serviços de saúde. “A legislação garante não apenas o diagnóstico precoce, mas também o tratamento multidisciplinar e o acompanhamento contínuo, fundamentais para o desenvolvimento pleno do indivíduo”, explica.

A advogada chama atenção ainda para o direito de prioridade no atendimento em repartições públicas e privadas, a isenção de impostos na aquisição de veículos adaptados, além da obrigatoriedade de adaptações no ambiente escolar para assegurar o aprendizado inclusivo.

“É fundamental que as famílias conheçam esses direitos para que possam exigir o cumprimento da lei e garantir uma vida mais digna às pessoas com TEA e TDAH”, afirma Dra. Francielli. Ela também alerta que, em caso de descumprimento, é possível recorrer à Justiça para fazer valer os direitos previstos.

Por meio de seu trabalho, a Dra. Francielli Palma Maciel tem se dedicado a orientar famílias, promover a inclusão e lutar pela efetivação dos direitos dessas pessoas. “Informação é poder. Meu objetivo é empoderar as famílias e assegurar que a legislação seja aplicada da maneira correta”, finaliza.

Artigos Relacionados

Criança sofre queimaduras graves após desafio viral chamado “amarelinha de fogo” em Araras, SP

Segundo relato da mãe, que preferiu não se identificar para preservar a identidade do filho,...

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Últimas Notícias