Advogado Dr. Rogério Romanin orienta consumidores sobre queima de aparelhos em casa por queda de energia

Segundo o especialista, a responsabilidade pelo fornecimento de energia é da concessionária que atende a cidade. Caso o consumidor tenha prejuízos com queima de produtos eletroeletrônicos, ele deve registrar a ocorrência junto à empresa imediatamente.

As constantes quedas de energia elétrica e oscilações na rede têm causado transtornos a moradores de Araras (SP) e região, principalmente pela queima de aparelhos domésticos e prejuízos financeiros. Diante dessa situação, o advogado Dr. Rogério Romanin esclarece quais são os direitos do consumidor e como agir nesses casos.

Segundo o especialista, a responsabilidade pelo fornecimento de energia é da concessionária que atende a cidade. Caso o consumidor tenha prejuízos com queima de produtos eletroeletrônicos, ele deve registrar a ocorrência junto à empresa imediatamente. “O consumidor deve comunicar a concessionária em até 90 dias após o dano, apresentando documentos, notas fiscais e, se possível, laudo técnico comprovando que a queima foi causada pela oscilação ou queda de energia”, explica Dr. Romanin.

A concessionária, por lei, é obrigada a analisar o pedido e responder em até 15 dias. Se o dano for confirmado, a empresa deve providenciar o conserto do equipamento, a substituição por um novo ou até mesmo o reembolso em dinheiro.

O advogado ressalta ainda que, em caso de negativa injustificada ou demora excessiva, o consumidor pode recorrer ao PROCON ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para garantir a reparação. “É importante que as pessoas não fiquem no prejuízo. Oscilações e interrupções constantes de energia não podem ser tratadas como algo normal. O consumidor tem direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor e pelas normas da Aneel”, reforça Romanin.

Além disso, Dr. Rogério Romanin orienta que moradores registrem sempre protocolos de atendimento junto à concessionária e, se possível, fotografem ou filmem o ocorrido, criando um histórico que possa fortalecer eventuais pedidos de indenização.

Anúncio

Artigos Relacionados

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher elege novos membros em Araras, SP

Assembleia aconteceu na noite da última terça (30), na Casa dos Conselhos.Em assembleia realizada na última terça-feira (30), na Casa dos Conselhos, foram eleitos...

Inscrições para a 5ª Corrida do Batom começam na segunda-feira (6) em Araras, SP

Evento é exclusivo para as mulheres e comemora o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama; além da corrida, tem aula gratuita...

Prefeitura instala sistema de drenagem em rua do Distrito Industrial II em Araras, SP

Acúmulo de água no local e tráfego de veículos pesados, danificava a via; após a instalação, será feita a recuperação asfáltica da Rua Antônio...

Últimas Notícias