Afastamento, estabilidade e aposentadoria: veja direitos de trabalhadores com transtornos mentais

De acordo com o advogado Antônio Carlos Fernandes, a legislação previdenciária brasileira protege os segurados do INSS que sofrem de transtornos mentais, oferecendo auxílio-doença previdenciário para condições temporárias e aposentadoria por invalidez para incapacidades permanentes. 

Os transtornos mentais são uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu 288.865 benefícios por incapacidade devido a problemas mentais, um aumento de 38% em relação a 2022. Esses benefícios incluem incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

As doenças mentais afetam a capacidade de trabalho e a qualidade de vida, podendo resultar em afastamentos temporários ou permanentes. De acordo com o advogado Antônio Carlos Fernandes, a legislação previdenciária brasileira protege os segurados do INSS que sofrem de transtornos mentais, oferecendo auxílio-doença previdenciário para condições temporárias e aposentadoria por invalidez para incapacidades permanentes. Trabalhadores podem pleitear esses benefícios apresentando laudos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Caso o INSS negue o benefício, é possível recorrer à justiça.

Em 27 de novembro de 2023, a portaria GM/MS nº 1.999 do Ministério da Saúde atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), incluindo transtornos como burnout, ansiedade, depressão e tentativas de suicídio. Essas condições agora são reconhecidas como relacionadas ao ambiente laboral, garantindo estabilidade de 12 meses no emprego após a alta médica se vinculadas ao trabalho.

Se o afastamento por doença relacionada ao trabalho superar 15 dias, o INSS concede o benefício por incapacidade temporária acidentária, que não exige período de carência e assegura estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno. A atualização da portaria também incluiu 165 novas patologias, como Covid-19, doenças mentais, distúrbios músculoesqueléticos e câncer, aumentando os códigos de diagnósticos de 182 para 347. Essa medida reforça a importância dos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho e combate o preconceito e a discriminação contra trabalhadores com transtornos mentais e comportamentais.

Artigos Relacionados

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Obra noturna gera restrição em alça de acesso no município de Araras, SP

Devido operação no trecho, haverá restrição de tráfego com fechamento da alça de saída na...

Últimas Notícias