Curso foi oferecido pela Fundação Hermínio Ometto e contou com a presença de 40 agentes.

Quarenta agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras participaram da 1ª fase da capacitação em primeiros socorros, promovida pela FHO (Fundação Hermínio Ometto).
“Esse curso teve como objetivo preparar toda a corporação para atuar de forma eficaz em situações de urgência e emergência, principalmente quando não há equipes de saúde presentes no local da ocorrência”, explicou o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo.
A capacitação foi ministrada pelo professor mestre Antonio Peripatto, que destacou a importância do conhecimento técnico em primeiros socorros. “Quando aplicadas corretamente, antes da chegada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros, essas práticas podem ser decisivas e já contribuíram para salvar milhares de vidas”, disse o acadêmico.
Durante o curso, os GCMs aprenderam como agir em situações de engasgo em adultos, gestantes e bebês; de ferimentos por objetos cortantes; de disparos de arma de fogo e de ocorrências de derrame cerebral e parada cardíaca.
“Parcerias como esta reforçam o compromisso com a formação continuada dos agentes de segurança e demonstram que o maior beneficiado é a população, que passa a contar com profissionais ainda mais preparados para atuar em situações críticas e salvar vidas. Temos certeza, que todo aprendizado recebido contribuirá significativamente para a preservação de vidas”, acrescentou o comandante da GCM de Araras, Daniel Ponessi.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, toda corporação passará pelo treinamento.
Sobre o curso
A capacitação ocorreu nas instalações da universidade, com o apoio de equipamentos modernos e professores especializados, garantindo um aprendizado dinâmico e de alta qualidade. O curso oferecido é o mesmo aplicado a equipes de resgate, profissionais de enfermagem, bombeiros e membros da Defesa Civil.
A abertura da capacitação contou com a presença do reitor da FHO e do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes. “Todo conhecimento compartilhado e multiplicado por meio do curso está alinhado com a missão institucional da FHO. Essa parceria é de grande relevância para todos”, disse o reitor.
