Agricultura e Fussp assinam protocolo sobre segurança alimentar e alimentação saudável

Iniciativa terá cursos e palestras sobre alimentação balanceada, com foco nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda.

Na última quarta-feira (25), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou a segunda reunião ordinária da CAISAN-SP (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo), presidida pelo Secretário da Pasta, Itamar Borges, com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Bia Doria.

Na ocasião foi assinado o protocolo de intenções entre a Secretaria de Agricultura e o Fussp, com o objetivo de fortalecer ações intersetoriais de segurança alimentar, alimentação saudável, empreendedorismo e geração de renda aos municípios paulistas. Também ficou deliberada as intenções para a busca de recursos para a criação de um Programa de Aquisição de Alimentos para uma Cesta Verde Paulista.

A reunião ocorreu de forma híbrida e contou com a participação presencial do secretário-executivo da Agricultura, Francisco Matturro; do secretário-executivo da CAISAN-SP e coordenador da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Celso Matsuda; da diretora técnica da Codeagro, Vanuzia Teixeira; do presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernando Chucre; do suplente da Secretaria de Estado da Casa Civil, Fábio Tanimoto; da gerente de Desenvolvimento, Produção e Renda do Itesp, Andrea Pianni; e do chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Ricardo Lorenzini. De forma online, estiveram presentes a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Celia Leão, e o presidente do Consea-SP, João Dornellas, entre outros representantes, sendo que a CAISAN-SP é composta pelos secretários (as) e representantes de todas as secretarias de Governo.

O protocolo assinado visa a junção dos programas “Cozinhalimento” e Escola de Gastronomia. No âmbito dos projetos, também serão promovidos cursos de orientação e palestras para conscientizar a importância da alimentação balanceada e saudável, com foco nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda.

Além disso, em ação integrada, o Fundo Social de São Paulo promoverá nos centros gastronômicos nas cidades que compõem as Regiões Metropolitanas do Estado os cursos propostos pela Escola de Gastronomia, entre eles: confeiteiro, panificação, pizzaiolo e salgadeiro. Os cursos são voltados à inserção ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo, possibilitando autonomia social e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade sócio econômica, sempre pautado na promoção de uma alimentação saudável e equilibrada.

Também participaram da reunião, de forma online: da Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão, Adriana Azevedo; da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rita Dalmaso; da Secretaria de Administração Penitenciária, Luiz Carlos Tirse; da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Geciauskas; da Secretaria de Logística e Transportes, Juan Tarsis; da Secretaria de Esportes, Marco Pegolo; da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Genoveva de Moura; da secretaria de Turismo, Christine Fuchs; da INTERSSAN-UNESP, Maria Rita de Oliveira; da CDHU, Adilson Araujo de Souza; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriana Telerman; da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Luís Fernando Milan;  e da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Guilherme Martinelli.

A próxima reunião do CAISAN-SP acontecerá no dia 27 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes.

CAISAN-SP

Criada com a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, a CAISAN-SP tem como atribuições elaborar e revisar a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações e programas de interesse da segurança alimentar e nutricional; e subsidiar, tecnicamente, o Governador e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea SP, órgão de caráter consultivo e de assessoramento ao Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT