Crianças e jovens que precisarem, também vão receber óculos; projeto vai atender 500 estudantes.
Alunos de duas escolas da rede municipal de Araras estão participando do Projeto Saúde Visual, desenvolvido pela ONG Renovatio, que leva exames oftalmológicos diretamente às unidades escolares e distribui óculos aos estudantes que necessitam.
Nesta quarta-feira (3), os atendimentos foram realizados na Emef “Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira” (CAIC). Já nesta quinta-feira (4), a equipe da ONG estará na Emef “Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson”. Ao todo, 500 estudantes participarão desta edição do projeto na cidade.
Durante a ação, os alunos passam por triagem e exames. Aqueles que apresentarem necessidade são encaminhados para uma consulta oftalmológica completa. Caso haja prescrição, os estudantes poderão escolher a armação dos óculos. Em situações específicas, também há possibilidade de encaminhamento para acompanhamento especializado.
A entrega dos óculos deve ocorrer em até 30 dias úteis, com data a ser definida pelas secretarias de Educação e de Saúde.
O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou a importância da iniciativa.
“É fundamental identificar precocemente problemas oftalmológicos, porque eles podem comprometer o rendimento escolar. Precisamos que todas as crianças estejam aptas a absorver o conteúdo da melhor forma possível”, afirmou.
O prefeito Irineu Maretto ressaltou a importância de parcerias que beneficiam os estudantes.
“Toda ajuda voltada à saúde e à educação é bem-vinda. Queremos o melhor para nossas crianças, e essa iniciativa contribui diretamente para o aprendizado e o bem-estar dos nossos alunos”, disse.



