Com o intuito de prevenir o suicídio, estudantes do Senac Rio Claro apresentam exposição e promovem passeata pela cidade.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídioa campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015, idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Atentos à campanha, alunos do programa Aprendizagem do Senac Rio Claro realizam diversas atividades sobre o tema, como uma exposição e também uma passeata pelas ruas da cidade, com o intuito de sensibilizar e alertar a comunidade local.

Com início nesta sexta-feira, 14/9, a programação será aberta com a exposição Setembro Amarelo, que apresenta dicas e conselhos que podem prevenir o suicídio. Gratuita, a mostra segue até o próximo dia 20/9. Em conjunto com a ação, serão entregues ainda folhetos informativos sobre o assunto.

Também no dia 20/9, haverá uma passeata pelas principais ruas do centro da cidade. “Vamos percorrer as vias com cartazes de frases motivacionais e distribuir mais de 400 laços amarelos para alertar a sociedade e incentivar o debate sobre o tema”, conta Luciana C. Carvalho, docente da unidade.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone 19 2112-3400 ou procure o Senac Rio Claro.

Problema de saúde pública

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)*, todos os anos, cerca 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, evidenciando um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas. Para reduzir esses números no Brasil, o Ministério da Saúde lançou recentemente a Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio, que tem como meta reduzir em 10% os óbitos até 2020.

Segundo Luciana, para que isso ocorra, entender as causas, respeitar, conversar e prevenir são as melhores opções para evitar essa situação extrema. “Por muito tempo, o assunto foi um tabu. É importante que as pessoas não sofram em silêncio e procurem a ajuda de profissionais. Para apoiar essa conscientização, promoveremos as atividades ao longo do mês”, explica.

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/Coletiva-suicidio-21-09.pdf

Serviço: 

Exposição: Setembro Amarelo

Data: 14 a 20 de setembro de 2018

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas

Passeata: Setembro Amarelo

Data: 20 de setembro de 2018

Horário: quinta-feira, 8h30

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP

Informações: 19 2112-3400


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here